Quantas vezes ouviu falar de métricas? E de KPI’s? Já alguma vez os mediu? Sabe quais as diferenças?
Parece que estamos a fazer demasiadas perguntas, mas, a verdade é que a maior parte dos empresários não sabe as diferenças. Pior do que isso, não os sabem medir.
E qual é que é o grande problema dessa situação? Simplesmente não consegue medir corretamente os seus resultados.
Quando se trabalha com estratégias de marketing digital, é importante ter valores de referência, correto?
Se não sabe analisar os seus dados como é que vai saber quais são os valores de referência?
Hoje iremos explicar-lhe quais são as diferenças entre ambos os indicadores de desempenho. Assim, vai poder interpretar os mesmos corretamente.
KPI’s: São ou não mais importantes que as métricas?
As métricas e os KPI’s são duas formas de medir resultados de campanhas ou do desempenho do próprio site.
Mas têm funcionalidades distintas e que devem ser conciliadas de forma a obter os melhores resultados.
Podemos então dizer que métricas podem ser consideradas sistemas de medição que quantificam uma tendência, comportamento ou variável de um negócio.
E para que é que isso serve? Basicamente para avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing que seja realizada.
O recurso às métricas deve sustentar as decisões estratégicas do seu negócio. E porquê?
Porque a sua correta análise permite obter conclusões imensamente relevantes para um negócio.
Podemos então dizer que a utilização de métricas é essencial, porque:
- Ajudam a tomar uma decisão coerente
- Permitem detetar novas oportunidades e o investimento necessário
- Ajudam a manter o foco produtivo
- Identificam os pontos fortes e fracos das estratégias e da sua execução
- Consolidam necessidades de investimento
- Detectam falhas operacionais
- Diminuem o grau de incerteza no futuro
Tenha em mente que as métricas que devem ser utilizadas variam de acordo com o tipo de negócio, no entanto, algumas das principais são:
- ROI – Retorno do Investimento
- Taxa de retenção do cliente
- Ranking dos motores de pesquisa
- Interação online com o consumidor
- Taxa de conversão
- CAC – Custo de Aquisição do Cliente
O que são e quais são os tão falados KPI’s?
De acordo com o livro Indicadores de Desempenho: Dos objetivos à ação — métodos para elaborar KPI’s e obter resultados da autora Andresa S. N. Francischini, “Indicadores de desempenho são medidas qualitativas ou quantitativas que demonstram o estado de uma operação, processo ou sistema”.
Assim, podemos dizer que os KPI (Key Performance Indicator) são indicadores de resultados. Ou seja, são utilizados para medir as campanhas e ações de uma determinada página, permitindo analisar e perceber se os objetivos definidos foram alcançados.
Os mesmos devem ser escolhidos de acordo com os objetivos. Ou seja, cada objetivo deve ter um KPI associado, e cada um deles vai medir determinado ponto na performance da campanha.
Muitos empresários ainda acham que indicadores sociais (como likes num post ou a interação no Facebook) são bons KPI’s a adotar.
Embora os mesmos possam ser úteis em alguns pontos, na maior parte dos casos é um erro.
Considere esse tipo de indicador como um indicador de vaidade! Basicamente são bons para o ego, mas a nível de negócio não têm uma grande representação.
Podemos então dizer que os Key Performance Indicator podem ser divididos em 3 grupos:
1 – KPI’s Primários
São os principais e indicam os ganhos que uma empresa está a ter com determinada campanha ou ação.
Podem ser considerados KPI primários os seguintes:
- Leads
- Tráfego
- Custo de aquisição por lead
- Taxa de conversão
- Receita total
- Receita por compra
2 – KPI’s Secundários
São aqueles que ajudam a compreender melhor os primários, devendo também ser analisados para poderem ser ajustados.
Podem ser considerados os seguintes:
- Assinantes de uma newsletter
- Visitantes do blog
- Visitas recorrentes no blog
- Custo por visitante
- Custo por lead em cada um dos estágios do funil de vendas
- Origem do tráfego
Lembre-se que estes KPI’s ajudam a justificar os anteriores e mostram como os resultados estão a ser alcançados.
3 – KPI’s práticos
São os KPI’s que devem ser analisados de forma frequente e que ajudam a acompanhar dados reais sobre o comportamento, aquisição e características do visitante.
Podem ser considerados os seguintes:
- Pageviews
- Páginas por Visita
- Taxa de rejeição
- Melhores páginas do site
- Page Rank
- Palavras chave mais pesquisadas
- Conteúdos mais lidos ou com mais acessos
- Tráfego
- Visitantes (novos vs. retorno)
- Interações sociais
Como vê, dependendo do tipo de KPI utilizado, o mesmo pode ser um percentual (taxa de rejeição de 50%, por ex.) ou um número (3 novos downloads do ebook).
Porque é tão importante perceber as métricas e KPI’s?
O principal motivo pelo qual deve perceber a diferenças entre ambas passa essencialmente pelo fato de cada uma lhe dar uma visão distinta do que está a acontecer no seu site e consequentemente no seu negócio.
Se entender bem esta estrutura, vai conseguir efetivamente analisar os resultados de forma correta.
Tenha em mente que uma má interpretação dos dados, pode levar a conclusões erradas sobre o negócio!
E, más conclusões podem comprometer o mesmo.
Todas estas métricas e indicadores podem ser analisados através do Google Analytics.
O mesmo deve estar sempre configurado corretamente no seu site para que os dados obtidos sejam o mais reais possível.
Resumidamente, as métricas são informações e os KPI’s são resultados. Isto porque, as primeiras refletem as ações dos visitantes no seu site, enquanto as segundas demonstram como é que o negócio está a evoluir.
Como escolher um bom KPI?
Esta é uma pergunta mais comum do que deveria. Na verdade, escolher um bom indicador de desempenho para o seu negócio não precisa ser uma dor de cabeça.
Antes de tudo, o mesmo deve ser relevante para o objetivo. Mas, a par dessa questão, existem mais pontos a considerar.
1 – Deve ser simples de medir
Pode parecer óbvio mas muitos empresários, por inexperiência, cometem o erro de escolher um KPI que não pode ser medido.
Lembre-se, um bom indicador chave deve ser simples de medir quando analisado de forma correta.
2 – Deve ser importante para o negócio
O mesmo deve indicar se o objetivo principal do seu negócio está ou não a ser alcançado.
Imagine que o objetivo principal é aumentar as vendas.
Um dos KPI’s principais deve mostrar que está efetivamente a crescer e a vender mais. Se assim não for, não será relevante.
3 – Deve ser relevante
Já ouviu falar de indicadores de vaidade? Pois bem, são aqueles que fazem bem ao ego, mas não têm grande utilidade.
A não ser que um dos seus principais objetivos seja aumentar o reconhecimento da marca, indicadores primários como comentários, partilhas e likes não vão ser uma boa opção a medir.
Eles podem parecer importantes, mas provavelmente não o são. Pode obviamente medi-los, mas não foque a sua estratégia nos mesmos.
4 – Deve ajudar a fazer escolhas inteligentes
Não lhe adianta de muito ter bons dados se:
- Não são relevantes para o negócio
- Não o ajudam a tomar decisões estratégicas inteligentes
Assim, considere que os dados e informações que recolhe e analisa vão ser a base estratégica da sua marca.
Perca tempo nesta definição e foque-se no que realmente importa.
5 – Devem ser dados periódicos
A verdade é que bons KPI’s precisam ser medidos com frequência. Isto porque é essa frequência que permite um bom acompanhamento.
Desse modo, vai conseguir facilmente perceber se determinada ação está ou não a funcionar e se o ROI é interessante.
Likes no Facebook não são bons indicadores
Já percebeu que este é realmente um ponto importante.
Lembre-se que um bom indicador chave de performance é aquele que mostra que o seu objetivo está a ser alcançado.
E, na verdade, um like ou um comentário sozinhos não ajudam em nada.
Se pretende usar as interações sociais como KPI’s é importante que as conjuge com outros indicadores.
Só assim irá haver alguma relevância nos dados analisados.
Por exemplo, quantos clientes que vieram do Facebook comentaram a sua publicação? Quantos fizeram like? Essas correlações podem trazer dados interessantes, mas uma interação social sozinha não!
Como vê, existem diferenças consideráveis entre métricas e KPI’s, por isso é importante que as estipule e comece a medir resultados de forma consciente.
De nada lhe vale ter dados se não os souber analisar corretamente e se os mesmos não agregarem valor ao negócio.
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