Com o passar dos anos o próprio marketing vai-se reinventado… Quem diria há 20 anos que atualmente o marketing digital seria uma das maiores ferramentas de comunicação empresarial? Porém, existe uma ferramenta tradicional pode ser muito eficaz e trazer ótimos resultados ao seu negócio. Trata-se do SMS marketing.
Num cenário de crises económicas, a exigência pela utilização de métodos alternativos e financeiramente económicos de divulgação, tem aumentado.
Desta forma, a tecnologia tem exercido um papel fundamental no desenvolvimento e criação de estratégias precisas e com alto retorno.
Podemos afirmar que as redes sociais revolucionaram a maneira como as empresas se relacionam com os seus clientes. Hoje, o contacto é realizado de maneira rápida e direta com o público.
Da mesma maneira, a utilização do SMS nas estratégias de marketing é visto como um dinamizador de oportunidades. Para diversas empresas isso significa potencializar o seu negócio e receita, e se manterem altamente competitivas no mercado.
Se as empresas juntarem esta estratégia com marketing de conteúdo e gestão de redes sociais, estão muito perto do sucesso.
SMS marketing: O que é afinal?
SMS (Short Message Service) marketing é uma estratégia de marketing que consiste no envio de campanhas promocionais ou mensagens com fins comerciais para clientes, através de mensagens de texto.
Através do smartphone é possível estabelecer esse contacto com o consumidor. O melhor é que pode fazê-lo a qualquer hora do dia, de maneira eficaz e muito mais económica.
Estas mensagens têm a finalidade de informar ofertas, atualizações e alertas sensíveis no tempo. Porém, esta ferramenta deve ser usada de maneira consciente de modo a evitar excessos que podem prejudicar a imagem da empresa.
Como o SMS marketing pode impactar o seu negócio
O SMS marketing pode ser usado em diversos segmentos. No ramo imobiliário, por exemplo, o SMS pode servir na divulgação de lançamentos de projetos ou até mesmo como forma de convite para potenciais clientes conhecerem os imóveis.
Empresas de e-commerce também utilizam este método com frequência. Através deste serviço divulgam promoções, informações de rastreamento de pedido, confirmação de entrega…
Universidades, escolas e cursos, também são outros exemplos de segmentos que podem beneficiar do SMS marketing. Nesses casos, essa ferramenta é utilizada para divulgar novos cursos, concursos de bolsas e convites para a participação em eventos.
Como pode observar, as possibilidades de utilização do SMS marketing são inúmeras. A par disso esta estratégia de comunicação alcança de maneira direta os clientes.
Ou seja, as mensagens são enviadas instantaneamente, possibilitando que as empresas encaminhem mensagens com limite temporal. Por exemplo “aproveite só hoje 15% de desconto direto na nossa loja” ou “tem até dia X para usar este voucher de desconto”.
As altas taxas de abertura das mensagens é outro fator favorável, já que conseguem alcançar cerca de 98% de visualização.
Uma maior interação com os consumidores é outro ponto que deve ser considerado. De acordo com o Mobilesquared, empresa especializada na pesquisa e análise de dados, cerca de 90% de todas as mensagens recebidas são lidas no máximo em 3 minutos.
O imediatismo do SMS marketing, é um grande aliado para promover o seu negócio. Porém, precisa ter cuidado para não exagerar. Tenha sempre em mente que o envio de mensagens deve ser feito em horários adequados. As horas aceitáveis são entre 8h e 21h.
Como implementar o SMS marketing no seu negócio
As mensagens de texto devem ser introduzidas em conjunto com outras ações de marketing, de forma a alcançar as suas metas de forma eficaz.
As ações com o uso do SMS marketing devem ser dinâmicas. Devem impactar a comunicação com o cliente, proporcionando um aumento exponencial das vendas a médio e longo prazo.
Nesse contexto, ela deve ser desenvolvida para direcionar o conteúdo com maior precisão, tendo em vista cada perfil de consumidores.
Segmentando o conteúdo, a empresa conseguirá elaborar estratégias com maior retorno. É importante frisar que estas mensagens devem seguir um padrão estabelecido, de acordo com a linguagem do seu negócio.
Por fim, verifica-se, que o marketing feito através do uso de SMS tem a capacidade de direcionar e aproximar o contato entre empresa e cliente.
Desta forma, estreita-se o relacionamento com o consumidor criando um maior grau de interação. Assim, por consequência, a sua empresa poderá alavancar as vendas, promover novos negócios, obtendo maiores taxas de retorno.