Tens um budget de marketing reduzido? Queres impulsionar o teu negócio, mas não sabes bem como podes fazê-lo?
E se te dissermos que pode ser vantajoso não teres um grande orçamento para o teu negócio?
Esta pode não ser a tarefa mais simples do mundo, mas também não é uma missão impossível.
Pouco dinheiro leva a mais criatividade. E quanto mais criativa for a tua forma de comunicar, mais facilmente esta se distinguirá da concorrência.
Apresentamos-te 6 soluções para investires no teu negócio com um orçamento limitado!
Budget de marketing reduzido: É possível obter retorno com pouco investimento
Ter uma presença digital é crucial para expandires o teu negócio, mas com um budget de marketing reduzido, esta tarefa torna-se ainda mais difícil.
Assim sendo, damos-te uma ajuda extra para angariares novos clientes. Isto poderá fazer toda a diferença!
Implementa estas 6 alternativas para obteres retorno. No entanto, fica já a saber que 4 delas são pagas, e as outras envolvem muito trabalho.
1 – Campanhas de pesquisa paga
O SEM (Search Engine Marketing) é uma forma de conseguir obter um aumento do volume de vendas.
Mas se pensas que é necessário investir muito dinheiro para obter retorno, enganas-te!
Na verdade, qualquer empresa pode implementar campanhas com um orçamento mensal de 50€ ou 100€.
Um dos canais mais comuns é o Google Ads. Este funciona como um leilão de palavras-chave. E não, não aparece em primeiro lugar quem paga mais.
Assim, a tua empresa irá pagar para aparecer na primeira página do Google quando os teus potenciais clientes procurarem pelos respetivos produtos ou serviços.
O método mais utilizado é o CPC (custo por clique), onde só pagas quando alguém carregar efetivamente no anúncio. Contudo, existem outras opções.
Este método permite que haja um controlo do teu budget de marketing reduzido.
Além disso, existem muitas outras vantagens associadas a este tipo de campanha, nomeadamente:
- Existe uma maior eficiência tanto na criação como no acompanhamento dos resultados;
- As mesmas podem ser ajustadas em tempo real;
- Garante um aumento da notoriedade e visibilidade do teu negócio;
- Podes conhecer melhor o teu target e através do mesmo melhorar as estratégias, construindo uma persona mais detalhada.
2 – Serviços de geração de leads
Já pensaste contratar uma empresa para angariar leads por ti?
Existem inúmeras empresas que trabalham com várias bases de dados e que têm o seu negócio assente na geração e venda de leads.
Esta poderá ser uma forma de investires pouco e obteres um bom retorno.
Uma das principais vantagens é que, no início do contrato, são definidos todos os termos. E é definido também o valor que estás disposto a pagar por cada lead.
Mas tens de ter muito cuidado na contratação deste tipo de empresas, devido ao RGPD (Regulamento Geral da Proteção de Dados)!
Desde o dia 25 de maio de 2016 que entrou em vigor uma nova diretriz da União Europeia, onde são definidos os limites da proteção de dados pessoais.
Se a empresa que subcontratares não tiver a autorização expressa do consumidor para a utilização dos dados pessoais, a tua empresa ficará mal vista.
Além disso, poderá ainda incorrer numa coima, sendo possível chegar aos 4% do teu volume de faturação.
O pior é que este tipo de questão é, neste momento, o suficiente para denegrir o nome de qualquer empresa.
Por isso, fá-lo apenas se tiveres a certeza. Pede todas as análises e específica a nível contratual essa questão.
Garante também que a base de dados que será utilizada não foi comprada. Este é um erro ainda muito comum.
3 – Publicidade nas redes sociais
A maioria dos teus clientes está presente nas redes sociais? Se sim, em quais?
Atualmente, todos nós temos, pelo menos, um perfil no Facebook e outro no Instagram ou LinkedIn.
Por isso, investir o teu budget neste tipo de redes sociais, poderá ser uma forma de impulsionares as tuas vendas.
De acordo com o e-book “Como Ganhar Dinheiro com as Redes Sociais” produzido pela Wfour:
“Quando o assunto é marketing de redes sociais, muitas pessoas enganam-se ao achar que não se gasta nada para obter resultados, já que as ferramentas são gratuitas”.
Esta é, sem dúvida, a realidade de milhares de empreendedores. Todos querem obter resultados, mas poucos querem realmente investir.
Os anúncios nas redes sociais são completamente personalizáveis, de acordo com o target.
No Facebook e Instagram com 5€ podes ter um alcance de mais de 5.000 pessoas. No caso do LinkedIn, como se trata de um público mais personalizado, o mínimo de investimento diário são 10€.
Poderás ainda, acompanhar os teus anúncios para ver onde e quando é que os mesmos funcionam melhor.
Se a tua empresa vender produtos, investir no Instagram poderá ser uma ótima solução.
4 – SEO: Search Engine Optimization
Até agora apresentámos-te 3 formas pagas de aumentares as vendas com um budget de marketing reduzido.
Mas, se falamos de SEO, esta não é de todo uma estratégia paga. Muito pelo contrário.
Esta é a estratégia que deves mesmo investir para obteres resultados a médio/longo prazo.
Mas o que é então o SEO? De acordo com o livro “Introdução ao SEO: O guia rápido às práticas eficientes de SEO”, de Aravind Shenoy e Anirudh Prabhu:
“SEO é uma metodologia usada para conseguir tráfego, deixando o seu site visível nos resultados das ferramentas de pesquisa, através das técnicas orgânicas”.
Resumidamente, o SEO é a estratégia que coloca os conteúdos do teu site nos primeiros lugares do Google.
E por que isso é importante? Porque um negócio que não está presente no Google, é um negócio inexistente.
Falamos do Google e não de outros motores de pesquisa, porque de acordo com as mais recentes estatísticas de SEO do site statista.com, o Google é responsável por mais de 90% das pesquisas na web em todo o mundo.
Assim, se pretendes obter resultados de forma contínua, o melhor é mesmo investires nesta estratégia!
5 – Campanhas de e-mail Marketing
Outra estratégia altamente económica é o envio de e-mails. Esta é uma excelente forma de comunicares com a tua audiência.
No entanto, é essencial que realizes duas ações fundamentais: construir uma lista de contactos, provenientes de registos pessoais, e obter autorização para lhes enviares mensagens.
Ao direcionares o teu conteúdo para pessoas com interesse, é possível que reduzas significativamente a taxa de rejeição.
6 – Prova Social
A prova social implica aproveitar a influência de terceiros para impactar o teu potencial cliente.
Na prática, é algo bastante simples, como partilhar com o público depoimentos positivos de clientes que já compraram os produtos, avaliações ou casos de sucesso.
É uma forma totalmente gratuita de potencializares a imagem do teu negócio no mercado.
Com trabalho, pesquisa, tempo e dedicação, irás conseguir obter resultados sem investir dinheiro.
É possível aumentares as vendas e a notoriedade, mesmo que a tua empresa tenha um budget de marketing reduzido.
Só necessitas de fazer um investimento de forma coerente e ponderada!