Tem um budget de marketing reduzido? Quer alavancar o seu negócio e não sabe bem como o pode fazer?
E se lhe dissermos que pode ser vantajoso não ter um grande orçamento para o seu negócio?
Pode não ser a tarefa mais simples do mundo. Mas também não é uma missão impossível.
Não acredita? Pense que pouco dinheiro, leva a mais criatividade.
Quanto mais criativa for a sua forma de comunicar, mais facilmente se distingue da concorrência.
Se quer investir, mas o seu orçamento é limitado, iremos apresentar-lhe 4 soluções. Conheça-as de seguida e pondere a sua implementação no seu negócio.
Budget de marketing reduzido: é possível obter retorno com pouco investimento
Ter uma presença digital é crucial para expandir o seu negócio.
Contudo, uma ajuda extra para angariar novos clientes pode fazer toda a diferença mesmo para quem tem um budget de marketing reduzido.
Iremos apresentar-lhe 4 alternativas que vão ajudá-lo a obter retorno. Mas, fique já a saber que 3 delas são pagas, e a outra envolve muito trabalho.
Saiba tudo de seguida.
1 – Campanhas de pesquisa paga
O SEM (Search Engine Marketing) é uma forma de conseguir obter um aumento do volume de vendas.
Mas desengane-se se pensa que tem de investir imenso dinheiro para obter retorno.
Na verdade, qualquer empresa pode fazer a implementação de campanhas com um orçamento mensal de 50€ ou 100€.
Um dos canais mais comuns é o Google Adwords. O mesmo funciona como um leilão de palavras-chave. E não, não aparece em primeiro lugar quem paga mais.
Basicamente a sua empresa vai pagar para aparecer na primeira página do Google quando os seus potenciais clientes procuram pelos seus produtos ou serviços.
O método mais utilizado é o CPC (custo por clique) onde só paga quando alguém carrega efetivamente no anúncio. Contudo, existem outras opções.
Este método permite que haja um controlo do seu budget de marketing reduzido.
Além disso, existem muitas outras vantagens associadas a este tipo de campanha, nomeadamente:
- Existe uma maior eficiência tanto na criação como no acompanhamento dos resultados
- As mesmas podem ser ajustadas em tempo real
- Garante um aumento da notoriedade e visibilidade do seu negócio
- Pode conhecer melhor o seu target, e através do mesmo melhorar as suas estratégias, construindo uma persona mais detalhada.
2 – Serviços de geração de leads
Já pensou contratar uma empresa para angariar leads por si?
Existem inúmeras empresas que trabalham com várias bases de dados e que têm o seu negócio assente na geração e venda de leads.
Esta poderá ser uma forma de investir pouco e obter um bom retorno.
Uma das principais vantagens, é que no início do contrato são definidos todos os termos.
Além dos mesmos é também definido o valor que está disposto a pagar por cada lead.
Mas, e este é um grande mas, tem de ter muito cuidado na contratação deste tipo de empresas.
Porquê deve estar a perguntar-se. Basicamente o motivo chama-se RGPD (Regulamento Geral da Proteção de Dados).
Desde dia 25 de maio que entrou em vigor uma nova diretriz da União Europeia onde são definidos os limites da proteção de dados pessoais.
Se a empresa que subcontratar não tiver a autorização expressa do consumidor para a utilização dos seus dados pessoais, a sua empresa irá ficar mal vista.
Além disso, pode ainda incorrer numa coima (que poderá chegar aos 4% do seu volume de faturação).
O pior é que este tipo de questão, neste momento, é o suficiente para denegrir o nome de qualquer empresa.
Por isso, faça-o apenas se tiver a certeza. Peça todas as análises e especifique a nível contratual essa questão.
Garanta também que a base de dados que será utilizada não foi comprada. É um erro ainda muito comum.
3 – Publicidade nas redes sociais
Faça esta questão a si mesmo. A maioria dos seus clientes está presente nas redes sociais? Se sim, em quais?
Atualmente todos nós temos pelo menos um perfil no Facebook e muito provavelmente outro no LinkedIn.
Por isso, investir o seu budget neste tipo de redes sociais pode ser uma forma de alavancar as vendas.
De acordo com o e-book Como ganhar muito dinheiro com as redes Sociais produzido pela Wfour “Quando o assunto é marketing de redes sociais, muitas pessoas enganam-se ao achar que não se gasta nada para obter resultados, já que as ferramentas são gratuitas”.
Esta é sem dúvida a realidade de milhares de empreendedores.
Todos querem obter resultados, mas poucos querem realmente investir.
Tenha em mente que os anúncios nas redes sociais são completamente personalizáveis de acordo com o target.
No Facebook e Instagram com 5€ pode ter um alcance de mais de 5.000 pessoas. No caso do LinkedIn como se trata de um público mais personalizado o mínimo de investimento diário são 10€.
Pode ainda acompanhar os seus anúncios para ver onde e quando é que os mesmos funcionam melhor.
Se a sua empresa vende por exemplo produtos, investir no Instagram pode ser uma solução excelente.
4 – SEO – Search Engine Optimization
Até agora apresentámos-lhe 3 formas pagas de alavancar as vendas com um budget de marketing reduzido.
Mas, ao falarmos de SEO, a mesma não é de todo uma estratégia paga. Muito pelo contrário.
Contudo, é a estratégia que deve mesmo investir para obter resultados a médio/longo prazo.
Sim, os resultados vão mesmo ser a longo prazo. Não julgue que investe hoje em SEO, e tem resultados amanhã.
Mas o que é então o SEO? De acordo com o livro Introdução ao SEO: O guia rápido às práticas eficientes de SEO de Aravind Shenoy e Anirudh Prabhu “SEO é uma metodologia usada para conseguir tráfego, deixando o seu site visível nos resultados das ferramentas de pesquisa, através das técnicas orgânicas”.
Resumidamente, o SEO é a estratégia que coloca os conteúdos do seu site nos primeiros lugares do Google.
E porque é que isso é importante? Porque um negócio que não está presente no Google, é um negócio inexistente.
E porque é que falamos do Google e não dos outros motores de pesquisa? Porque de acordo com as mais recentes estatísticas de SEO do site junto.digital 80,5% de todo o tráfego mundial é feito através deste motor de pesquisa.
Desta forma, se quer obter resultados de forma contínua, o melhor é mesmo investir nesta estratégia.
O melhor de tudo, é que com trabalho, pesquisa, tempo e dedicação, vai conseguir obter estes resultados sem investir dinheiro.
É efetivamente possível obter um aumento de vendas e notoriedade mesmo que a sua empresa tenha um budget de marketing reduzido.
Só precisa de fazer um investimento de forma coerente e ponderada.