Sabias que a empatia é um traço de personalidade poderoso para quem trabalha com vendas? Geralmente, pessoas empáticas são capazes de construir e manter relacionamentos mais facilmente, quer sejam eles pessoais ou profissionais.
Ao trazeres esta habilidade para o contexto comercial, és capaz de compreender melhor as necessidades do cliente. E, desta forma, criar com ele um vínculo maior.
Queres perceber melhor como, ao seres empática, podes criar mais oportunidades e obter melhores resultados no teu negócio?
Descobre como a empatia pode impulsionar o teu negócio
Antes de mais, é importante conheceres a definição de empatia. Isto porque empatia e simpatia possuem significados completamente diferentes. Uma pessoa pode ser simpática, porém, não ser empática.
De forma simples, o empático é aquele que tem a capacidade de se colocar no lugar do outro. Já a simpatia consiste num estado de humor, cujo objetivo é a aproximação, mesmo entre desconhecidos.
Dito isto, o conceito de empatia já é muito utilizado por especialistas em vendas. E sabes por quê? Porque é uma forma de utilizares o fator emocional em teu benefício. Quer seja para concluíres uma negociação ou aprenderes mais sobre o teu potencial cliente, esta caraterística pode fazer toda a diferença.
Como as tuas vendas podem ser impulsionadas ao seres empática
Se estás numa procura constante pelo conhecimento, sabes que não chega “empurrares” o teu produto ou serviço, certo?
De forma a melhorares a tua performance em vendas, deves:
- Ter um atendimento de excelência, que envolve muito mais do que apenas uma explicação sobre os benefícios da tua oferta.
- Ir mais fundo, e tentar captar as dores e desejos do cliente, e assim perceberes como solucionar estas questões.
- Criares rapport com o cliente, para seres um melhor vendedor, e estares em constante aperfeiçoamento.
A seguir, partilhamos contigo duas dicas que vão melhorar drasticamente as tuas vendas. Cabe-te a ti fazer uso de todo o teu potencial!
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Aprende a ouvir e a adaptar-te
Saber ouvir o cliente é uma das partes mais importante de todo o processo de venda, e é fundamental para seres empática. Assim, és capaz de perceber as dificuldades e desejos do cliente e, colocares-te no seu lugar.
Tens agora uma solução que vai especificamente ao encontro das verdadeiras necessidades daquela pessoa, ao invés de simplesmente apresentares uma oferta que pode não ser a melhor para o cliente.
Um empático consegue adaptar-se a diferentes situações e ser flexível para proporcionar a melhor experiência ao cliente.
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Combate as dificuldades
Durante o processo de venda, inevitavelmente tens que lidar com dificuldades. Se não souberes gerir estas situações, podes deitar tudo a perder.
Ao aprenderes a ser empático, podes colocar-te no lugar do cliente e avaliar os motivos por trás da sua resposta.
Pode ser que aquela não seja a altura ideal para uma abordagem de venda ou, pode ter a ver com a realidade financeira em que vive este potencial cliente.
Independentemente do motivo, vais ser capaz de construir e nutrir uma conexão com esta pessoa para que, numa hora oportuna, se lembre de ti.
É possível aprender a ser empático?
Pode parecer que a empatia é uma habilidade nata e, de fato, para algumas pessoas surge naturalmente. Mas, é possível desenvolver esta capacidade. Só é preciso aperfeiçoar, com alguma dedicação.
Coloca-a em prática nas diferentes situações do dia a dia, com familiares, amigos, colegas de trabalho…
Aprende a identificar emoções, ouve com atenção, e trabalha com a premissa de que vender não é só lucrar, mas sim ajudar.
Desta forma, vais aprender a ver mais além, a ouvir o outro na sua essência e criar ligações mais profundas.