Mapa da empatia: Conhece a personalidade do teu cliente

Mapa da empatia Conhece a personalidade do teu cliente

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Muito se fala da importância da empatia nos negócios. No entanto, não sabemos se alguma vez ouviste falar do mapa da empatia! Esta é uma ferramenta incrível para compreenderes melhor as necessidades dos teus clientes.

Através da criação e da análise deste mapa, podes comunicar a tua oferta de forma mais assertiva. Isto porque, vais falar diretamente com os medos, sonhos e desejos do teu público.

Tens como principal objetivo conhecer a fundo a tua persona e comunicar melhor com ela? Se a resposta for “Sim”, esta é a ferramenta que vai mudar o jogo.

Guia para criares o mapa da empatia e uma conexão mais próxima com o teu público

Se queres ter um negócio de sucesso, temos uma dica importante para ti: é tão importante ter um bom produto ou serviço, como conheceres a fundo a tua persona.

E como é que podes conhecer alguém de forma mais íntima? Um jantar à luz das velas? Um passeio romântico ao luar? Neste caso, não, até porque seria difícil fazê-lo com a tua persona. A resposta está na empatia, ou seja, na capacidade de te colocares no lugar do outro.

Muito se fala sobre a importância da empatia num contexto de relações interpessoais. Ao exercitares este sentimento podes melhorar as tuas relações, já que passas a agir de forma mais justa e compreensiva.

Agora, traz este conceito para o âmbito empresarial. Através do mapa da empatia podes conhecer mais profundamente o teu cliente ideal. Desta forma, as tuas ações e decisões vão ajudar-te a melhorares a conexão com a tua audiência.

Como é que este mapa te pode ajudar?

mapa da empatia

O objetivo de preencheres este mapa é essencialmente conheceres melhor o teu cliente ideal.

Sobre o que é que falam? O que fazem? O que pensam? Como se sentem? Estas são apenas algumas perguntas a que deves conseguir responder.

Durante este exercício, descreve ações e comportamentos do teu cliente: o que o motiva? Quais são as suas necessidades? Quais são os valores pelos quais se rege? Quais são os seus desejos e crenças?

Deves fazer este mapeamento de forma a obteres uma visão mais ampla sobre o teu cliente.

É importante frisar que o conceito do mapa da empatia está intrinsecamente ligado com o conceito de construção de persona. Porém, idealmente, este mapa deve ser traçado na última fase de definição do cliente ideal.

Afinal a partir da persona, o mapa irá ajudar-te na compreensão dos sentimentos, desejos, pensamentos e na percepção de opinião do público a respeito da tua marca.

6 passos para criares o mapa da empatia perfeito

Agora que já sabes a importância do mapa da empatia para direcionares as tuas ações e decisões, vamos à prática.

De seguida partilhamos tudo o que deves considerar para criares o mapa. Com ele em mãos, vais certamente mudar a forma como abordas o teu público.

1. O que pensa e sente?

Aqui falamos das ideias gerais que estão frequentemente na sua cabeça.

  • Como se sente em relação ao mundo?
  • Quais são as suas preocupações?
  • Quais são os seus sonhos?

2. O que ouve?

A este ponto associamos não só o que ouve no sentido sonoro – músicas ou conversas, mas principalmente as influências que tem (de fontes ou meios de comunicação online – ou não).

  • Que pessoas ou ideias a influenciam?
  • Quem são os seus ídolos?
  • Quais são as suas marcas preferidas?
  • Que produtos de comunicação consome?

3. O que vê?

Este ponto está associado aos estímulos visuais que a persona recebe.

  • Como é o mundo em que vive?
  • Como são os seus amigos?
  • O que é mais comum no seu quotidiano?

4. O que fala e faz?

É importante perceber se existe uma coerência entre o que pensa e sente e aquilo que faz.

  • Quais são os temas que costuma abordar?
  • Como age perante a vida?
  • Quais são os seus hobbies?

5. Quais são as suas dores?

Falamos das dúvidas e obstáculos que o teu público precisa de superar para comprar o teu produto.

  • Do que tem medo?
  • Quais são as suas frustrações?
  • Que obstáculo tem de ultrapassar para conseguir o que deseja?

6. Quais são as suas necessidades?

Estas informações vão fazer-te pensar fora da caixa e descobrir formas de surpreender a tua persona.

  • Qual é a sua definição de sucesso?
  • Onde é que quer chegar?
  • O que acabaria com os seus problemas?

Estes pontos servem para complementar o estudo da persona que fizeste anteriormente.

Para recolheres estas informações nada melhor do que perguntares diretamente ao teu cliente ideal (se já o tiveres).

Se fores a tua persona transformada – ou seja, se ajudas pessoas que fizeram o teu caminho – pensa como eras há 3 ou 4 anos.

Faz o teu mapa da empatia juntamente com a equipa. Assim, criarás ações mais assertivas para comunicares de forma eficaz.

Ainda precisas de ajuda para elaborar o teu mapa? Não te preocupes e fala connosco!

A nossa abordagem detalhada e personalizada vai além do superficial. Mergulhamos profundamente nas necessidades, desejos e expectativas do teu público-alvo. Assim, criamos o mapa da empatia o mais assertivo possível.

Temos uma equipa de especialistas dedicados e uma metodologia inovadora: deciframos e mapeamos com precisão o perfil emocional e psicológico dos teus clientes.

Assim, garantimos que a tua estratégia de negócio está perfeitamente alinhada para atender e superar as necessidades do mercado. Queres saber como? Fala connosco no WhatsApp ou marca a tua sessão de consultoria estratégica.

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