Técnicas de venda que não podes deixar de lado se queres vender mais

técnicas de vendas

Partilha este post

Conhecer e aplicar as principais técnicas de venda é essencial para quem trabalha no segmento.

Abordares um potencial cliente sem teres este tipo de preparação será, certamente, desastroso no que toca a resultados.

No entanto, é sempre possível aprenderes ou aperfeiçoares novos conhecimentos para venderes mais e melhorares o desempenho do teu negócio.

No artigo de hoje, vais conhecer as estratégias que não podes deixar de lado para aumentares as vendas.

As técnicas de venda mais utilizadas e que mais trazem resultados 

As técnicas de venda são práticas que contribuem diretamente para o desenvolvimento e resultado do vendedor ou da equipa de vendas.

Estes métodos são trabalhados com base no comportamento do consumidor. E, por isso, podem ser adaptados para se adequarem ao público-alvo de um negócio em específico.

Mas por que razão é importante conheceres estas técnicas?

O mercado está repleto de soluções, pois a concorrência é alta. Por isso, vende mais quem sabe vender melhor e não quem tem o melhor produto ou serviço.

Não se trata apenas de dar a conhecer o teu produto ou serviço.

O profissional de vendas deve saber como agregar valor, transmitir confiança, credibilidade e quebrar objeções para ter um bom desempenho.

1 – Solution Selling

Solution Selling é uma das técnicas de venda com foco na compreensão das dores do consumidor. Através dela, é possível oferecer a solução mais adequada para determinada necessidade.

O conceito de vendas já não gira em torno do produto e/ou serviço como antigamente. Mas sim do que o mesmo pode fazer pelo consumidor.

A prática do solution selling também evita o uso de um discurso mais agressivo. Além disso, ajuda a criar mais aproximação e identificação com um potencial cliente.

Trata-se de uma abordagem mais personalizada e interessante. Isto evita saturar o teu cliente de informações e dados desnecessários sobre a tua oferta.

2 – Quebrar objeções

As objeções vão, certamente, surgir no momento decisão. É importante conheceres as mais comuns, pois assim saberás como lidar com estas quando chegar o momento.

Entre as objeções mais comuns dos clientes podemos citar questões relacionadas com o preço. Além desta, não considerar o produto ou serviço como uma prioridade naquele momento. E, também, não perceber a importância ou funcionalidade do que está a ser oferecido.

Para cada uma destas oposições, deves estar preparado com a narrativa adequada.

Neste sentido, é muito importante conheceres bem como a tua oferta pode corresponder às necessidades daquele cliente.

Portanto, esta é uma das técnicas de vendas que definitivamente deves conhecer.

3 – Gatilhos mentais

O uso de gatilhos mentais também está entre as técnicas de venda mais utilizadas que dão bons resultados.

Inclusive, já falámos sobre eles no nosso blog.

Esta técnica é bastante trabalhada em estratégias para despertar decisões de compra. E não apenas para vender, mas também para fortalecer a relação com o teu público.

Entre os gatilhos mais comuns tens o da autoridade, da escassez, da exclusividade, da urgência e muitos outros.

4 – Programação neurolinguística

A programação neurolinguística (PNL), quando aplicada num contexto de vendas, procura melhorar a comunicação entre o vendedor e o cliente. Dessa forma, facilita o caminho até à conversão ou conclusão do negócio.

Os profissionais de vendas que estudam PNL, aprendem a valorizar não só o produto ou serviço que oferecem. Mas também toda a experiência do consumidor.

Assim sendo, esta é uma das técnicas de venda que precisas de conhecer para aplicar no teu negócio.

É mais uma ferramenta que ajuda a fortalecer o conceito de solution selling que explicámos logo no início do artigo.

5 – SPIN selling

Apesar de ser uma técnica já antiga, idealizada há mais de 30 anos, o SPIN selling continua muito atual e eficaz. Por isso, ainda é bastante utilizado.

Através desta prática, o profissional de vendas dá contexto ao cliente, considerando as suas dores e necessidades.

Assim, desenvolve formas para que o próprio cliente possa concluir que a solução que está a ser oferecida é a melhor para si. Portanto, esta é uma das técnicas de venda mais importantes para concluir um negócio.

São, basicamente, 4 etapas que tens de trabalhar para isto (Situation, Problem, Implication e Need-Payoff).

  • Situação: primeiro, tens que compreender quem é o teu cliente e o que ele procura. Deves, por isso, recolher informação para perceberes a sua situação.
  • Problema: nesta etapa, o vendedor deve ajudar o potencial cliente a perceber os seus problemas, de modo que o próprio comece a pensar numa solução.
  • Implicação: aqui, o papel do vendedor é demonstrar as consequências do problema. E não só! Mas também o que pode acontecer, caso não surja uma solução.
  • Necessidade: por fim, apresenta o cenário ideal com a solução do problema que consiste na tua oferta (produto e/ou serviço). A intenção é fazeres com que ele perceba a tua oferta como uma necessidade.

como aumentar as vendas

Estas são apenas algumas técnicas de vendas.

É importante estares sempre a investir em formações e novos conhecimentos. Pois, assim, vais tornar-te um profissional cada vez melhor e com um desempenho elevado.

Se queres conhecer todas essas técnicas de venda mais profundamente, entra em contacto com a FindUp.

A nossa equipa de especialistas está pronta para de dar insights detalhados e estratégias personalizadas para impulsionar as tuas vendas e alcançar o sucesso desejado!

Ver mais

lives no Instagram

5 estratégias para fazeres lives no Instagram

Acreditas que fazer lives no Instagram é apenas para famosos e celebridades? Então, está na hora de rever essa tua crença. Isto porque as lives tornaram-se excelentes estratégias de marketing digital. Quando bem feitas, certamente,

Ler Mais »
Links externos Precisas deles para ter sucesso

Links externos: Precisas deles para ter sucesso

Quando tens um site e produzes conteúdo com frequência, o teu principal objetivo, independentemente do conteúdo produzido, é atrair utilizadores. Portanto, quando te dizemos que deves direcionar o público para outros sites, através de links

Ler Mais »
plugins premium WordPress
Utilizamos cookies para garantir que tens a melhor experiência no nosso site. Ao continuares a usar este site, assumimos que estás satisfeito com as condições de utilização