Ter empatia vai ajudar-te a vender mais

Ter empatia vai ajudar-te a vender mais

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Sabias que a empatia é um traço de personalidade essencial para quem trabalha com vendas?  Regra geral, as pessoas empáticas são capazes de construir e manter relações mais facilmente: sejam pessoais ou profissionais.

Quando aplicas esta capacidade no contexto comercial, és capaz de compreender melhor as necessidades do outro. E, consequentemente, crias uma conexão muito maior.

Queres perceber como é que, ao seres empático, podes criar mais oportunidades e obter melhores resultados no teu negócio?

Estás no sítio certo! Põe-te no nosso lugar e continua a ler perceberes o quão importante é este vínculo para o desenvolvimento do teu negócio.

Descobre como é que a empatia pode impulsionar o teu negócio

empatia

Antes de mais, é importante conheceres a definição de empatia.

Há muita gente que confunde “empatia” e “simpatia”, no entanto estes termos têm significados completamente diferentes. Uma pessoa pode ser simpática sem ser empática e vice-versa.

De forma simples, alguém empático tem a capacidade de se colocar no lugar do outro. Já a simpatia consiste num estado de humor, cujo objetivo é a aproximação, mesmo entre desconhecidos.

Posto isto, o conceito de empatia já é muito utilizado por especialistas em vendas. E sabes porquê? Porque é uma forma de utilizares o fator emocional em teu benefício.

Quer seja para fechares uma negociação ou aprenderes mais sobre o teu potencial cliente: esta caraterística pode fazer toda a diferença.

Como podes impulsionar as tuas vendas ao seres empático

Se, como nós, estás numa procura constante pelo conhecimento, sabes que não chega “empurrares” o teu produto ou serviço, certo?

Na verdade, para melhorares a tua performance em vendas, precisas de:

  • Ter um atendimento de excelência, que envolve muito mais do que uma simples explicação sobre as vantagens da tua oferta;
  • Ir mais fundo, tentar perceber as dores e desejos do cliente, e assim ter um panorama completo de como os solucionar;
  • Criares rapport com o cliente, para seres um melhor vendedor, e estares em constante aperfeiçoamento.

Vamos partilhar contigo duas estratégias que vão melhorar drasticamente as tuas vendas. Cabe-te a ti fazer uso de todo o seu potencial!

1 – Aprende a ouvir e a adaptar-te

Saber ouvir é, sem qualquer sombra de dúvida, a parte mais importante de todo o processo de venda. Esta capacidade é absolutamente fundamental para seres empático. Quando ouves, verdadeiramente, o que alguém tem para te dizer, és capaz de perceber as suas dificuldades e desejos e colocares-te no seu lugar.

Desta forma, saberás com toda a certeza se tens uma solução que vai especificamente ao encontro das necessidades daquela pessoa. Acima de tudo, evitas a apresentação de um produto com pouco interesse e manténs o cliente interessado.

É crucial que consigas adaptar-se a diferentes situações e ser flexível para proporcionar a melhor experiência.

2 – Combate as dificuldades

Durante o processo de venda, terás, inevitavelmente, que lidar com dificuldades. Se não souberes gerir estas situações, podes deitar tudo a perder.

Ao seres empático, podes colocar-te no lugar do cliente e avaliar os motivos por trás da sua resposta:

  • Talvez aquela não seja a altura ideal para uma abordagem de venda;
  • Há a hipótese da realidade financeira em que vive este potencial cliente não se adapte à tua oferta;
  • Pode haver algumas objeções que ainda não foram derrubadas

Independentemente do motivo, vais ser capaz de construir e nutrir uma conexão com esta pessoa. Assim, quando o momento for oportuno, ele vai lembrar-se de ti e de todos os pontos de contacto que tiveram.

É possível aprender a ser empático?

Pode parecer que a empatia é uma capacidade nata e, de facto, para algumas pessoas surge naturalmente. Mas, é possível desenvolver esta capacidade. Só precisas de um pouco de dedicação ao processo.

Coloca-a em prática nas diferentes situações do dia a dia, com familiares, amigos e colegas de trabalho. Aprende a identificar emoções, ouve com atenção, e trabalha com a premissa de que vender é mais do que lucrar.

O principal foco deve ser ajudar (ou servir). Desta forma, vais aprender a ver mais além, a ouvir o outro na sua essência e criar ligações mais profundas.

A empatia parece um terreno desconhecido para ti? Estás à procura de maneiras de a desenvolver? Chegaste ao lugar certo e estamos aqui para te ouvir e construir contigo as estratégias necessárias para o sucesso!

Temos vários insights e orientações criadas para enriquecer a tua compreensão e a capacidade de te colocares no lugar do outro. Acreditamos que a empatia é uma ferramenta poderosa para construir relações mais fortes e significativas: tanto em ambiente profissional como pessoal.

Descobre connosco como podes melhorar esta competência essencial e transformar positivamente as tuas interações quotidianas.

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