Já usas o WhatsApp para negócios na tua empresa? Investir nesta aplicação é interessante, pois é mais um canal de comunicação que podes ter com os teus clientes.
Também conhecido como WhatsApp Business, esta ferramenta foi lançada em 2018 e tem funcionalidades bastante úteis para as empresas.
Queres saber mais sobre esta app? Continua a ler e percebe se é realmente uma mais-valia para ti.
WhatsApp para negócios: Conhece as suas principais funcionalidades
O WhatsApp é bastante conhecido e muito utilizado para trocar mensagens instantâneas. Aliás, hoje em dia, é rara a pessoa que não tem o pequeno ícone verde algures no seu telemóvel.
O que podes não saber, é que há uma versão desenvolvida exclusivamente para negócios: com várias funcionalidades voltadas para uso comercial, como a disponibilização de catálogos e o envio automático de mensagens.
Mas sabes porque é que deves considerar a implementação desta aplicação no teu negócio? Porque é uma excelente oportunidade de criares um canal de comunicação direta com os teus clientes!
Além disso, transmites mais profissionalismo e credibilidade a quem quiser contactar a tua empresa.
Vamos mostrar-te o que torna o WhatsApp para negócios uma importante ferramenta na tua estratégia de comunicação e marketing! Ora vejamos as suas principais vantagens de seguida!
1 – Perfil Comercial
Tal como acontece noutras redes sociais, no WhatsApp Business podes criar um perfil comercial.
A conta de negócios permite exibires informações como o e-mail, o website e a localização da tua empresa.
Assim, ao mesmo tempo que te contactam, os clientes ficam com o teu cartão de visita! Isto vai ajudá-los a saberem um pouco mais sobre o negócio.
2 – Agilidade nas respostas
Já alguma vez te aconteceu perderes um potencial cliente porque o deixaste sem resposta? Não te julgamos de todo! Sabemos bem como pode ser fácil uma mensagem ficar perdida no meio de centenas de outras.
Mas, e se te disséssemos que esta situação pode ser resolvida com o WhatsApp Business?
A aplicação permite a criação de mensagens automáticas, como por exemplo saudações: desta forma, podes apresentar a tua empresa aos clientes assim que iniciarem um contacto.
Podes definir uma mensagem de ausência para quando:
- Enviarem mensagens fora do horário comercial:
- Não tens disponibilidade para atendimento naquele momento.
Outra função interessante é a configuração de respostas rápidas para as perguntas mais comuns. Assim, tens mais agilidade para tirar as dúvidas de potenciais clientes e não deixas ninguém sem resposta.
3 – Podes exibir os teus produtos
Outra vantagem do WhatsApp para negócios é a possibilidade de criares um catálogo de produtos, na própria aplicação! Assim, os clientes podem visualizar produtos, consultar preços e ver a descrição. Além disso, conseguem aceder a um link de redirecionamento para fazer as suas compras.
Num ambiente mais informal, também podes criar ofertas de produtos diretamente numa conversa e trabalhares mais técnicas de venda.
4 – Análise de estatísticas
Nesta versão voltada para negócios, podes ter acesso à funcionalidade de análise de estatísticas. Com poucos passos, podes acompanhar quantas mensagens foram enviadas, entregues, recebidas e lidas.
Com este recurso, émais fácil perceberes o desempenho da tua comunicação com o público e afinares a tua estratégia.
5 – Conversas organizadas por etiquetas
Para não ficares perdido no meio de tantas conversas, a aplicação disponibiliza etiquetas para as categorizares. Isto facilita muito a comunicação! Com esta organização, podes utilizar a abordagem comercial certa de acordo com os interesses de cada cliente em específico.
6 – Integração com o Facebook
Os anúncios publicados no Facebook podem ter botões que direcionam os clientes para um chat no WhatsApp. Quando optas por esta funcionalidade, tens um prazo de 24 horas para responderes aos clientes. Além disso, tens também acesso às métricas de estatísticas.
Vale a pena experimentares o WhatsApp para negócios: podes tornar a comunicação entre a tua marca e o público ainda mais próxima e ágil. Além disso, ganhas acesso a todos os recursos disponíveis.
O resultado? Melhor atendimento, mais satisfação do teu cliente e o crescimento das tuas vendas.
Mas lembra-te de uma coisa, antes de fazeres a migração da versão pessoal para a Business, faz um backup de todas as conversas. Afinal, nunca se sabe quando é que a configuração pode dar problemas!