A incrível arte de comprar seguidores no Instagram

A incrível arte de comprar seguidores no Instagram

Partilha este post

Comprar seguidores no Instagram… Ora aqui está um tema que não estava planeado na linha editorial deste blog.

No entanto, temos visto ao longo dos últimos meses uma quantidade avassaladora de negócios que cometem este erro. E, ainda não conseguimos perceber exatamente o porquê disto acontecer.

Será que ter muitos seguidores nesta rede social faz bem ao ego dos empresários? Será que as marcas ainda acham que precisam de ter muitos seguidores nas redes sociais para venderem mais?

Se pararmos um bocadinho para pensar, estas ideias deviam ter sido deixadas para trás há muito tempo. Mas basta abrires a DM do Instagram para teres, pelo menos, uma mensagem de um bot ou de uma página a querer vender-te seguidores. Temos a certeza que já te aconteceu.

10€ por 1000 novos seguidores. 15€ dá-te direito a quase 2000 novos seguidores. Todos reais!

A pergunta que se coloca é: quanto é que esse investimento te vai trazer de retorno? Zero! Na verdade, é provável que tenhas prejuízo. Confuso?

Hoje desabafamos sobre este tema. E fazemo-lo porque é um assunto que nos irrita de verdade.

Dissemos-te que íamos ser sempre sinceros contigo… Pois bem, este conteúdo espelha um pouco da nossa revolta, mas também te explica a importância de não cometeres o erro de comprar seguidores!

Comprar seguidores no Instagram é só um erro parvo…

Imagina que estás a pensar contratar um serviço de gestão de redes sociais e vais procurar uma pessoa no Instagram. Encontras dois perfis dos quais gostas. Um tem 300 seguidores e o outro tem quase 10 mil. O que o teu cérebro te vai dizer automaticamente?

Que o perfil com 10 mil seguidores é melhor que o outro. Porquê? Porque existem mais pessoas a seguir aquele negócio.

Agora imagina que vais ver quem são as pessoas que estão a seguir aquele negócio e deparaste com centenas de perfis de indianos, árabes e chineses! O que irias pensar?

Ter seguidores no Instagram é efetivamente importante para um negócio. Até porque quanto mais pessoas te seguirem, mais pessoas conhecem o teu projeto e podem comprar os teus produtos ou serviços.

Mas isso apenas é válido se as pessoas que te seguem forem realmente… pessoas. Do que te serve teres 10.000 seguidores e nenhum deles comprar o que tens para vender? Que credibilidade é que o teu negócio passa se tens tantos seguidores, mas no fim do dia nenhuma das tuas publicações tem interação?

Se te dessem a hipótese de escolher entre teres 100 mil seguidores no Instagram ou teres 100 mil euros na conta bancária, qual seria a tua escolha?

Perguntamos-te isso porque temos 200% de certeza que ias escolher ter 100 mil euros na conta.

Assim, se a tua resposta é que o dinheiro é mais importante que o número de seguidores que tens nas redes sociais, por que é que ponderas a hipótese de comprar seguidores falsos?

… e que pode ser irremediável

Um dos nossos clientes cometeu este erro há uns meses (mesmo depois de lhe termos dito para não fazer isso). A raiva! O ódio! O ranço! O pânico! Ele achava que precisava de ter 8000 seguidores para ter credibilidade na sua área de atuação.

Sabes o que aconteceu?

Ele tinha uma média orgânica de 500 a 600 pessoas em cada reels que fazia. O primeiro reels que fez depois de ter comprado seguidores no Instagram alcançou 5 pessoas. Sim, leste bem… 5 pessoas!!!

A conta podia ter tido imensos problemas. Podia ter sido bloqueada pelo Instagram. Podia ter deixado de dar resultados. Podíamos ter de apagar o perfil e criar um, do zero, perdendo meses de trabalho que nos tinham levado aos 1500 seguidores orgânicos e reais.

Mas sabes qual foi a sorte?

É que estávamos a fazer um trabalho de desenvolvimento de conteúdo tão interessante, que o perfil continuou a crescer! Mesmo depois daquele erro absurdo!

E sabes o que continuamos a fazer? A apagar manualmente todos os seguidores que ele comprou! E não podemos apagar mais de 40 ou 45 por dia, para não dar a indicação ao Instagram que está a ocorrer uma ação repetitiva. Porque ações repetitivas podem levar a um bloqueio definitivo da conta!

Neste caso o cliente teve sorte porque intervimos rapidamente e encontrámos uma solução para o problema. Mas, comprar seguidores no Instagram é um erro que pode sair-te caro! Porquê?

  • Diminuição do alcance global do teu conteúdo
  • Perda de credibilidade diante de potenciais clientes
  • Diminuição da interação com o conteúdo
  • Possibilidade de perder a conta

Será que estes problemas valem a pena só para manteres o teu ego? Pensa muito bem antes de cometeres este erro.

Então, como promover uma página para crescer?

comprar seguidores instagram

Antes de mais, é importante teres em consideração qual é o objetivo do teu negócio no Instagram. E, acredita quando te dizemos, que ganhar seguidores não é a resposta certa. Ninguém quer seguidores no Instagram só porque sim! Há sempre outros motivos subjacentes!

A nossa experiência diz-nos que há alguns pontos importantes a considerar:

  • Humanização de marca e storytelling
  • Criação de conteúdo de valor para o cliente e que não seja mais do mesmo
  • Consistência (é como ir ao ginásio, não é porque pagas que tens resultado, tens de ir lá, frequentemente)
  • Estratégia

Se não tens nada disto, comprar seguidores no Instagram, não é de todo o que vai salvar o teu negócio!

Se alguma vez cometeste o erro de comprar seguidores ou se queres levar as tuas redes sociais ao próximo nível, marca connosco a tua sessão de consultoria estratégica gratuita!

Ver mais

Já conheces os 8 Ps do marketing

Já conheces os 8 Ps do marketing?

Graças à evolução tecnológica e à inserção dos negócios na era digital, melhorar conceitos mais antigos de marketing tornou-se essencial. Assim sendo, os 8 Ps do marketing são uma versão melhorada e atualizada da tradicional

Ler Mais »
7 tendências de design gráfico para 2024

7 tendências de design gráfico para 2024

Design gráfico: 7 tendências para implementares na comunicação visual Os últimos anos foram marcados por diversos acontecimentos impactantes: a pandemia, a guerra, o fortalecimento de movimentos sociais, o desenvolvimento de novas tecnologias… Quer queiramos, quer

Ler Mais »
plugins premium WordPress
Utilizamos cookies para garantir que tens a melhor experiência no nosso site. Ao continuares a usar este site, assumimos que estás satisfeito com as condições de utilização