5 gatilhos mentais que vais querer usar no teu negócio

5 gatilhos mentais que vais querer usar no teu negócio

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Alguma vez ouviste falar de gatilhos mentais? Sabes quais são aqueles que podes (e deves) utilizar no teu negócio para gerar resultados?

De forma muito simples, os gatilhos são uma técnica muito utilizada no universo do marketing. No entanto, para os utilizares corretamente é importante, não só que os conheças, como também, saber quais devem ser aplicados em determinado momento!

Vamos guiar-te neste caminho, explicando-te quais são e como utilizar os gatilhos mentais mais poderosos no teu negócio.

Gatilhos mentais: Os 5 principais que deves explorar na tua estratégia de vendas

Antes de te apresentarmos os vários tipos de gatilhos mentais, tens de compreender, de forma genérica, o que são.

Diariamente tomamos decisões de forma inconsciente. O teu cérebro “poupa energia” em ações mais simples, para direcioná-la para as decisões mais complexas. Trata-se, portanto, de um recurso natural que temos para facilitar a tomada de decisões.

Por exemplo, se ainda estás a ler este conteúdo é porque, de alguma forma, este assunto te interessa verdadeiramente. Talvez porque possa ajudar-te no teu negócio? Talvez porque tenha despertado a tua curiosidade?

No entanto, poderias já ter partido para outro tipo de conteúdo, caso o tema não tivesse impacto na tua vida. Percebes o que queremos dizer? Esta foi uma decisão consciente, uma escolha!

No entanto, nem sempre funciona assim. E um exemplo prático de ações que fazes de forma inconsciente é conduzires para o trabalho. Se vais sempre pelo mesmo caminho, já o fazes em piloto automático!

Voltando então ao tema dos gatilhos mentais! Estes ajudam-te a tomar decisões inconscientes e individuais e de acordo com a experiência de vida de cada um.

Mas saindo do campo da neurociência e focando-nos no que realmente interessa, que é o marketing, há formas de direcionar e influenciar estas decisões inconscientes.

É aí que entram as técnicas aplicadas para acionares os diferentes tipos de gatilho mentais.

Como usar os gatilhos mentais numa estratégia de vendas

gatilhos mentais

Quem trabalha com marketing e vendas sabe o que são os gatilhos mentais, pois são comuns neste segmento. As técnicas são aplicadas e exploradas em inúmeras estratégias para despertar decisões de consumo.

E não falamos apenas de vendas! Estes servem também para fortalecer o relacionamento com o teu público. Porém, como em tudo na vida, é preciso cuidado e bom senso na sua utilização.

Não é incomum encontrar casos de empresas que exageram nas técnicas de persuasão e acabam por ser inconvenientes. Ou, até mesmo, por enganar o consumidor.

Esta é uma técnica que deve ser usada com ética e responsabilidade. Na prática, aquilo que queres é proporcionar uma experiência positiva ao consumidor, não o contrário.

Dito isto, vamos agora aos 5 gatilhos mais utilizados em técnicas de venda e abordagens comerciais!

1 – Autoridade

Este é um dos gatilhos que, certamente, vais querer usar no teu negócio. O mesmo tem um único objetivo: posicionar-te como uma referência no teu nicho de atuação. É muito mais fácil fazer negócio com alguém em quem confiamos, certo?

Ao explorares este gatilho estarás no caminho certo da conversão, seja ela uma venda ou a captação de um lead. Esta técnica é bastante utilizada na produção de conteúdo, especialmente nas redes sociais e blog.

2 – Escassez

O gatilho da escassez também é um dos mais utilizados em marketing e vendas. E, está relacionado com uma “espécie” de instinto de sobrevivência.

Podes achar que estamos a exagerar, mas não estamos! Os gatilhos mentais estão diretamente ligados aos sentimentos mais basilares do ser humano.

Lembras-te de quando, no início da pandemia, as prateleiras dos supermercados ficaram vazias? As pessoas acreditavam que haveria uma grande escassez de muitos produtos, nomeadamente, papel higiénico, o que aumentou o senso de urgência em adquiri-los.

Como técnica de marketing, este gatilho é usado para estimular uma decisão de compra mais rápida. Por exemplo, quando informas o consumidor de que há poucas unidades daquele produto em stock, vais levá-lo a pensar: “preciso de comprar já!”.

3 – Urgência

O gatilho mental da urgência é bastante similar ao da escassez, no entanto, existem algumas diferenças. A urgência está mais relacionada com o tempo e não com o número de unidades restantes.

Aqui, temos também um gatilho bastante explorado na produção de conteúdo e copywriting, quando se utilizam expressões como por exemplo “esta promoção só está disponível até amanhã”. O gatilho da urgência é também muito comum no lançamento de infoprodutos.

Podes utilizar o gatilho da urgência, inclusivamente, nos stories de Instagram, partilhando o relógio de contagem decrescente.

4 – Exclusividade

Todos gostamos de nos sentir especiais e únicos, concordas?

O gatilho mental da exclusividade é trabalhado para fortaleceres a relação com a tua comunidade.

Podes, por exemplo, enviar e-mail com promoções e descontos exclusivos para quem já comprou algo teu. Ou, ao lançares um novo produto, abrir as vendas primeiro para quem já é teu cliente, antes do público em geral.

5 – Prova social

Muito frequentemente tomamos decisões com base no que outras pessoas dizem. E, por isso, deves explorar o gatilho da prova social.

Este é o gatilho mais poderoso em situações de incerteza e de semelhança. Ou seja, quando tens uma dúvida, tendes a observar mais o que os outros fazem. Assim, tomas as tuas decisões de forma semelhante aos teus pares.

Estes são apenas alguns dos gatilhos mentais que podes explorar no teu negócio. Mas há mais, muitos mais!

Queres aprofundar esta estratégia e utilizar os gatilhos no momento certo?

A nossa equipa de marketing digital possui o conhecimento necessário para te ajudar.

Juntos, vamos implementar gatilhos mentais que irão influenciar positivamente o comportamento dos teus clientes. Vamos criar, uma conexão mais forte com tua marca e impulsionar os teus resultados.

Entra em contacto connosco e marca a tua sessão de consultoria estratégica. Vamos ver, em conjunto, como te podemos ajudar!

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