Design gráfico: 7 tendências para implementares na comunicação visual
Os últimos anos foram marcados por diversos acontecimentos impactantes: a pandemia, a guerra, o fortalecimento de movimentos sociais, o desenvolvimento de novas tecnologias…
Quer queiramos, quer não, estes eventos geram mudanças nas nossas vidas. Incluindo na forma como empresas e profissionais de marketing se relacionam com o público.
Neste sentido, o design gráfico tem um papel central para que se possa estabelecer uma excelente comunicação. Este é o elo principal entre uma marca e o cliente. E é daí que vem a importância de conheceres as tendências. E, claro, de as implementares na tua marca!
Partilhamos algumas novidades que podes explorar nos teus projetos este ano.
1 – Inclusão nas peças visuais
Muito mais do que uma tendência, a inclusão é uma necessidade. Por isso, é imprescindível que esteja presente nas peças visuais e em toda a estratégia e planeamento da marca.
As campanhas devem ilustrar e possibilitar a acessibilidade e diversidade, promovendo a representação de grupos marginalizados. Na prática, deves incluir pessoas com diversos tons de pele ou relações entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo.
Lembra-te que um projeto de design gráfico reflete diretamente os valores da tua marca!
2 – Motion design
O vídeo tem ganho cada vez mais destaque nas redes sociais. As imagens estáticas ganharam mais dinamismo e movimento de modo a atrair a atenção do utilizador.
Neste sentido, será cada vez mais comum as marcas adotarem conteúdos animados, promovendo maior interatividade e engagement com o público.
Já incluíste os Reels e vídeos curtos na tua estratégia de comunicação e marketing? Se ainda não o fizeste, chegou o momento de começares as filmagens.
3 – Ilustrações e elementos coloridos
A nostalgia é uma tendência no design gráfico. E, como forma de homenagear o passado, as peças visuais tendem a seguir um modelo mais retro.
Como? Através de uma releitura de ilustrações, da utilização de cores intensas ou da inspiração na moda nos anos 90. Este tipo de visual capta a atenção do público com mais facilidade.
Com traços minimalistas, mas uma mensagem divertida e poderosa, as ilustrações trazem um certo alívio cómico que tanto precisamos. Sobretudo depois destes anos difíceis.
4 – Arte através de Inteligência Artificial (I.A.)
Temos a certeza que acompanhaste a onda de imagens geradas a partir de I.A. nas redes sociais. Começou no final de 2022 e, na verdade, não chegou a parar.
O Lensa foi uma das aplicações que fizeram sucesso entre os utilizadores. No entanto, esta tem gerado polémica entre os designers gráficos.
Isto porque estes softwares utilizam bancos de dados de imagens para criar as ilustrações. Muitas das imagens que compõem estes bancos de dados são desenvolvidas por pessoas. Isto ainda gera imensas dúvidas sobre o funcionamento dos direitos de imagem.
O ChatGPT também conta com um espaço dedicado exclusivamente à criação de imagens. Desta forma, outras plataformas de I.A têm seguido a mesma tendência, nomeadamente o Midjourney!
5 – Memes
Os memes são uma das formas mais conhecidas de comunicação visual. Muitas empresas já os utilizam nas suas estratégias de marketing.
Aposta nos memes para dares mais leveza e humor à tua presença online. Assim, poderás comunicar de forma mais eficaz com o teu público.
6 – Formas abstratas
As formas abstratas também são uma tendência visual. Podes usá-las para destacar um produto, mensagem ou post nas redes sociais. Estes elementos promovem contraste e um toque de ousadia, gerando maior interesse visual e consequentemente mais interação.
7 – Sustentabilidade visual
Com o crescimento da consciência ambiental, a sustentabilidade torna-se uma tendência crucial no design gráfico.
As marcas e os designers estão cada vez mais empenhados em comunicar valores ecológicos através das suas peças visuais. Isto traduz-se no uso de cores, texturas e materiais que evocam a natureza. Além da implementação de mensagens que promovam a consciencialização ambiental.
Elementos visuais que remetem ao orgânico, ao reciclável e ao sustentável atraem os consumidores conscientes das alterações climáticas. Porém, também posicionam as marcas como responsáveis e atentas às questões globais mais prementes.
Além disso, esta tendência abraça a utilização de designs que requerem menos tinta para impressão. Desta forma, é possível promover formatos digitais que reduzem o desperdício, alinhando-se com estratégias de marketing ecológicas.
Em 2024, esperamos ver uma fusão ainda maior entre design gráfico e práticas sustentáveis: um verdadeiro encontro entre a beleza visual e o propósito ambiental. Assim, cria-se uma comunicação de marca que chama a atenção, mas também inspira ação e mudança.
Na FindUp, compreendemos que um estilo de design gráfico coeso e atraente é crucial para o sucesso da tua marca.
Por isso, estamos aqui para te ajudar a criar uma identidade visual que reflete os valores e a essência do teu negócio, enquanto o destaca num mercado cada vez mais competitivo.
Com a nossa equipa de designers talentosos e criativos, oferecemos soluções personalizadas que capturam a atenção do seu público-alvo. Promovemos assim, maior engagement e reconhecimento da marca.
Deixa que a FindUp seja a tua parceira no desenvolvimento do estilo de design gráfico que a tua marca merece. Estamos aqui para transformar a tua visão em realidade visual!
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