Certamente já deve ter reparado num pequeno texto localizado logo abaixo do título e link dos resultados de pesquisa do Google. Este é designado como Meta Description.
Muitos não sabem o que é, como criar ou qual a importância deste elemento. Mas fique a saber que é muito importante conhecê-lo ao pormenor porque pode ser decisivo para ter mais cliques.
Vamos explicar de forma simples o que é e como usar esta ferramenta da melhor forma!
Meta Description: Saiba o que é e porque deve ser otimizada nas páginas do seu website
Em termos técnicos, podemos definir a Meta Description como um fragmento de código HTML. Este tem como função resumir o que será abordado naquela página.
É um elemento que faz parte integrante de todas as páginas que aparecem nos resultados de pesquisa. É importante frisar que este elemento não é um dos vários fatores que o algoritmo do Google utiliza para atribuir o ranking nas pesquisas.
No entanto, é um fator de extrema importância. Isso porque é através deste texto que vamos convencer o leitor a entrar na nossa página.
Dito isto, deve estar a perguntar-se: se a ferramenta não influencia no ranking, que importância tem?
Imagine que pesquisou por um tema no Google e se depara com vários resultados e páginas. Em qual delas vai clicar? É preciso um incentivo para fazer a escolha certa! E, este é exatamente o papel da Meta Description.
Ao escrever um bom resumo sobre o que o utilizador vai encontrar na sua página, é mais simples influenciá-lo a clicar e a aceder ao seu conteúdo. O resultado é, portanto, mais visitantes.
Conheça agora algumas dicas para que possa utilizar este recurso de maneira eficaz na sua estratégia!
1 – Utilize, no máximo, 160 caracteres
O Google, assim como outros mecanismos de pesquisa, limitam o espaço destinado a esta ferramenta. Atualmente, grande parte permite a exibição de somente 160 caracteres.
Portanto, tenha esse número em atenção para que o seu resumo seja exibido por completo.
2 – Utilize palavras-chave com naturalidade
Encher este elemento com palavras-chave vai fazer com que a sua estratégia tenha o efeito contrário. Ou seja, os utilizadores não vão sentir-se inclinados a aceder à sua página.
Utilize as palavras-chave de maneira natural e sem exageros. O mais importante de tudo é que estas devem estar relacionadas com o conteúdo real da sua página.
3 – Utilize uma Meta Description única e que leve o utilizador a tomar uma decisão
Lembre-se que este recurso pode ser determinante para que a sua página se destaque em relação à concorrência.
Portanto, deve ser criado de forma diferente, estimulando a curiosidade do utilizador e colocando o seu conteúdo em destaque em relação aos outros. Pode utilizar os CTA para chamar mais a atenção.
Outra dica importante é fazer com que cada página tenha um resumo exclusivo.
4 – Aplique gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são muito utilizados para acelerar o processo de tomada de decisão na altura de fazer uma compra.
Mas também é possível utilizá-los para convencer as pessoas a acederem à sua página.
Os gatilhos consistem em estímulos psicológicos utilizados no universo do marketing para despertar o sentimento de necessidade de ação em quem recebe a mensagem.
Ou seja, o gatilho deve consistir numa mensagem que vai impactar o utilizador de tal forma que desperta a sua reação.
Ao conhecer estas informações, certamente nunca mais irá negligenciar o uso da Meta Description na sua estratégia digital. Aplique estas dicas e conquiste cada vez mais cliques na sua página!