Se utilizas as redes sociais de forma profissional, já te deves ter deparado com os destaques do Instagram! Sim, estamos a falar daquelas “bolinhas” que ficam por baixo da tua biografia e por cima do feed.
Embora possam, à primeira vista, parecer um recurso obsoleto, a verdade é que os destaques são importantes. Estes servem para que quem chega ao teu perfil possa conhecer-te um pouco melhor.
Por reconhecer a importância deste recurso, resolvemos dedicar este espaço só a falar sobre este tema!
Continua a ler e descobre:
- Porque é que os destaques são importantes
- Como criar um destaque passo a passo
- Que tipo de conteúdo podes colocar nos teus destaques do Instagram
Temos a certeza que este conteúdo te vai ajudar imenso a organizar a tua Biografia.
O que são os destaques do Instagram
De forma bastante simplificada, os destaques são um recurso que te permite prolongar a vida útil dos teus stories. Ou seja, são uma excelente forma de manter o conteúdo relevante e interessante no teu perfil durante mais tempo.
Além disso, permitem que agrupes conteúdos relacionados num lugar de fácil acesso. Estes também podem ser úteis para mostrares:
- A tua apresentação (quem tu és, porque é que trabalhas nesta área, quem te inspira, quais são as tuas crenças…)
- O teu trabalho
- Produtos ou serviços que vendes
- Reviews
- Testemunhos de clientes
- Bastidores da marca
- As dúvidas mais comuns dos teus clientes
- Conteúdos de blog que escreveste
Tem também em consideração que os destaques do Instagram são um dos primeiros itens que as pessoas veem no teu perfil. Se forem desenvolvidos estrategicamente, estes tornam-se uma forma de causares uma boa primeira impressão.
Resumidamente podemos dizer que esta ferramenta é uma extensão da tua biografia. No entanto, tem conteúdo muito mais interessante e intimista!
7 passos para criares os teus destaques do Instagram
Como viste anteriormente, criar os destaques é importante para prolongar a vida útil do conteúdo que produzes nos stories. No entanto, estes também podem ser desenvolvidos estrategicamente para serem colocados nos destaques.
Se não sabes como o fazer, explicamos-te tudo a seguir:
1 – O primeiro passo é criares e publicares o story que queres colocar no destaque.
2 – Depois de publicado, entras no story, no canto inferior direito tens a opção “destacar”. Deves carregar aí.
3 – Vai abrir uma aba com a opção “Adicionar aos destaques”. Neste ponto deves escolher se vais adicionar o story:
- A um destaque que já está criado
- A um novo destaque que tem de ser criado
4 – Se optares por adicionar o story a um destaque existente, o processo fica terminado. Se pelo contrário criares um novo destaque do Instagram vais ser redirecionada para uma aba que diz “Novo Destaque”.
5 – Deves dar-lhe um nome. Tem em conta que são poucos os caracteres que ficam visíveis! 15 caracteres para sermos mais exatos. Por isso opta por usar palavras pequenas (até 10 letras) ou emojis. Quando carregares em Ok o novo destaque será criado.
6 – Vai ao teu perfil e carrega no destaque que acabaste de criar. Quando o fizeres vai abrir o story que acabaste de destacar. O próximo passo é carregares nos 3 pontinhos no canto inferior direito que dizem “Mais”.
7 – Carrega em “Editar Destaque” e depois em “Editar Capa”. Ao carregares no ícone das fotografias o Instagram vai abrir o teu rolo da câmara para poderes escolher a capa que queres usar.
Neste ponto, o nosso conselho é que cries uma capa bonita para os mesmos. Podes fazê-lo de forma gratuita no Canva e descarregares para o telefone.
Stories que podes criar a pensar nos destaques do Instagram
Se queres criar bons destaques, tens de criar bons stories.
E, muitas vezes, não é simples pensar em conteúdo que podes criar para esta ferramenta. Assim sendo, deixamos-te de seguida algumas guidelines para stories que te podem ajudar.
- Criar uma linha editorial – Ou seja, os temas base dos quais queres falar. Se conseguires ter 4 temas base é perfeito.
- Deixamos um exemplo “Crédito ao Consumo, Crédito Habitação, Poupanças e Lifestyle”
- Criar algumas sequências de conteúdo, com o conteúdo que já tenha sido publicado, por exemplo, em vídeo ou publicações
- Abrir caixinha de perguntas e aproveitar as respostas para criar um destaque de dúvidas em vídeo ou por escrito. Pode ser associado a cada um dos temas da linha editorial – FAQ de crédito ao consumo, FAQ crédito Habitação, FAQ Poupanças…
- Rotina de trabalho, pontos interessantes ou curiosidades
- Listas que ajudem o público-alvo
- Equipa para humanizar a marca
Como vês, há imensas formas de dinamizares esta ferramenta que tem um poder enorme na perceção que o teu público tem sobre ti.
Criar a secção de destaques do Instagram é bastante simples. E, o melhor de tudo, é que vais poder criá-los de forma estratégica para alcançares os teus objetivos de negócio.
Se queres perceber, ainda melhor, como podes usar esta ferramenta a teu favor, junta-te às nossas redes sociais.
No perfil da Filipa podes ver como usar os destaques numa marca pessoal, no perfil da Findup podes ver como os utilizar numa marca corporativa.
Se queres utilizar o Instagram de forma estratégica, também te podemos ajudar. Marca a tua sessão de consultoria estratégica sem qualquer compromisso.