SEO On Page: O que é e como tirar o máximo proveito

SEO On Page O que é e como tirar o máximo proveito

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Se nos acompanhas, já deves ter lido algumas coisas sobre estratégias de SEO. No entanto, já ouviste falar de SEO On Page e SEO Off Page? Estes conceitos são fundamentais para que o teu website alcance os melhores resultados no maior motor de busca do mundo.

Neste sentido, precisas de ir além da produção de conteúdo para alcançares o 1º lugar no ranking no Google.

É essencial que tenhas especial atenção à forma como os teus conteúdos são desenvolvidos. Garante sempre que cumpres, ao máximo, os requisitos do algoritmo para que estes sejam corretamente indexados e rankeados.

Mas como é que o podes fazer? É simples! Através do SEO On Page.

Se não sabes o que é, não te preocupes! Ao longo dos próximos parágrafos vamos explicar-te os pontos que precisas de considerar. Vais ver que não é assim tão complicado como parece!

Confia em nós e, vamos a isso!

O que é o SEO On Page?

Os hábitos de consumo são muito diferentes do que eram há alguns anos. Podemos dizer, com toda a certeza, que o consumidor 4.0 é fruto da transformação digital.

Para que o teu negócio continue a ser competitivo é essencial acompanhares estas transformações. Isto significa que deves trabalhar várias estratégias de marketing digital, entre as quais o SEO.

Hoje em dia, praticamente todos os consumidores utilizam o Google (ou as redes sociais) para tomar decisões de compra.

Por isso, aperfeiçoares os conteúdos que partilhas dentro do teu site é extremamente importante. Além de ganhares autoridade no teu nicho de atuação, podes alcançar o topo dos resultados de pesquisa.

E, caso não saibas, o 1º resultado orgânico do Google recebe mais de 32% do total de cliques! É uma taxa bastante alta para ser desperdiçada, certo?

Posto isto, é essencial otimizares diferentes partes do teu site para garantires que tiras o máximo partido desta estratégia. De acordo com a nossa experiência, deves começar pelos que têm impacto direto sobre os resultados de pesquisa.

Essa melhoria tem como principais objetivos:

  • Aumentares a classificação do seu negócio no Google
  • Aumentares a notoriedade, autoridade e credibilidade do mesmo
  • Obteres mais vendas

Estás pronto para meter a mão na massa e começar a otimizar o teu site? Então conhece 8 pontos que podes otimizar facilmente! Vamos a isso!

1 – Tags de cabeçalho

As tags de cabeçalho são importantes, pois permitem que a informação se torne mais organizada e legível para o leitor. Além disto, elas são fundamentais para auxiliar o robot do Google a interpretar as secções de texto. E, principalmente, a relevância do conteúdo.

Neste sentido, o título do texto deve conter keywords que têm relação com o conteúdo que estás a partilhar.

Idealmente, o cabeçalho deve ter, no máximo, 60 caracteres para poder ser visto corretamente durante a pesquisa. Quando os cabeçalhos são muito extensos acabam por ficar cortados. No entanto, se forem demasiado curtos, não exploras todo o seu potencial.

Neste ponto, e como em quase tudo na vida, equilíbrio é tudo!

Esse é um aspeto do SEO On Page que não deves ignorar na hora de otimizar o teu conteúdo.

2 – Meta Descrição

A Meta descrição – ou meta description – é aquele texto que aparece por baixo de um link quando fazes uma pesquisa no Google.

exemplo de meta description

Trata-se de resumo do teu conteúdo, que ajuda o leitor a perceber o que é abordado naquela página.

A palavra-chave deve estar presente nesta descrição, porém só uma vez, para não correres o risco de penalizações. Sim, o Google penaliza o conteúdo que não está conforme as suas diretrizes!

Este resumo deve ser chamativo. Por quê? Porque quando alguém faz uma pesquisa no Google, aparecem 10 resultados. A descrição do teu conteúdo vai ser a primeira coisa que as pessoas vão ler sobre aquele texto.

Se não for apelativa e explicativa, não desperta a atenção. Se não desperta a atenção, é meio caminho para o leitor clicar noutro site que não o teu! E no fim do dia, não é isso que queres!

3 – Os headings são importantes

Ainda em relação aos cabeçalhos, os headings são bastante importantes para a otimização SEO On Page.

Eles determinam a hierarquia e sequência lógica durante a leitura do texto. Nesse sentido, o título principal utiliza a tag de cabeçalho H1.

Já os subtítulos são os H2, H3 e assim por diante, consoante o grau de hierarquia do texto que está a ser abordado.

O primeiro subtítulo deve conter sempre a palavra-chave. Antigamente defendíamos que esta teria de estar no início. Mas, felizmente, o Google mudou e hoje sabemos que o importante é esta estar presente, independentemente da sua posição no subtítulo.

Ora vê um exemplo:

  • H1 – Título – Qual o impacto que o SEO On Page tem nas tuas vendas?
  • H2 – 1º subtítulo – O que é o SEO On Page?
  • H3 – Diversos tópicos – 1 – Tags de cabeçalho / 2 – Os headings são importantes…

4 – Estrutura do URL

O URL é a ligação que se cria quando uma página é publicada. É importante que o URL contenha a keyword que desejas posicionar.

Se utilizas um CMS como é o caso do WordPress, o URL é gerado de forma automática. Contudo, podes editá-lo para que se torne “user friendly” para os mecanismos de pesquisa.

É ainda importante frisar que não deves alterar os URL’s antigos do teu site, a não ser que deixem de fazer sentido. Quanto mais antigo um URL, maior a probabilidade de estar indexado e posicionado nas pesquisas.

No caso de precisares de fazer ajustes, nada como implementares um redirecionamento do link antigo para o novo. Assim, não arriscas aparecer uma página de erro 404 quando alguém clica num link que já não existe.

5 – Alt Text e Title para as imagens

Qualquer sistema de CMS permite que adiciones os chamados “textos alternativos”, ou seja, os alt text nas imagens.

Este texto não é visível para o leitor. Contudo, é utilizado pelo software de leitor de ecrã para ajudar pessoas com deficiência visual a compreender os conteúdos das imagens.

Também deves utilizar as Keywords nestes textos, para que os motores de pesquisa percebam melhor o tema abordado naquela página.

Aplicar essa estratégia de SEO On Page é imprescindível para obter os melhores resultados.

6 – Tem em mente a velocidade de carregamento

Há algum tempo o Google atribui bastante relevância ao tempo de carregamento das páginas.

Esta é uma forma de garantir a melhor experiência para o utilizador. Neste sentido, o ideal é que o tempo de carregamento seja inferior a 3 segundos.

Na verdade, podes sofrer penalização no ranking caso as páginas demorem mais do que isso a carregar.

7 – Escreve conteúdos relevantes

O conteúdo que partilhas é essencial na otimização SEO On Page. Este é o motivo pelo qual deves ter bem delineada uma estratégia de marketing de conteúdos.

Ser relevante significa que o teu conteúdo deve ser útil ao leitor quando ele procura por algo específico que podes oferecer.

Resumidamente: é importante que os textos sejam simples, objetivos e forneçam valor ao leitor. Só assim podes criar um relacionamento com ele, muito antes de haver a necessidade de compra.

Lembra-te da importância da reciprocidade! Quando ajudas alguém, esse alguém, mais cedo ou mais tarde, vai ajudar-te. Ou, neste caso em específico, fazer algo que lhe peças!

8 – Links internos

Se à primeira vista pode ser algo simples, a criação de links internos tem muito que se lhe diga.

É importante vinculares internamente outras páginas do teu site para que o leitor possa aceder a mais informações. Esta estratégia também ajuda o Google a perceber melhor o funcionamento do teu negócio.

No entanto, os links internos devem realmente agregar valor ao texto. Por isso, se não tens nenhum link que seja relevante, não coloques nada.

Outro ponto importante é que não deves criar um link por cima da palavra-chave que estás a utilizar para determinado conteúdo.

Ou seja, neste artigo a palavra SEO On Page não pode ter nenhum link. Até porque, se pensarmos bem, nem sequer fazer sentido. Um truque interessante é criares links em cima de palavras-chave ou long tail keywords que usaste para escrever outro conteúdo.

Estes são 8 pontos relativos ao SEO On Page que deves ter em mente para conseguires alcançar um lugar na primeira página do Google.

Lembra-te que depende de ti tornar o teu site “Google Friendly”. Porém, nunca descures do consumidor e o que é importante para ele. Esse deve ser sempre o teu foco!

Apesar de todas as otimizações e melhorias que podes efetivamente fazer no teu site, o melhor conselho que te podemos dar é: escreve para pessoas e não para motores de pesquisa.

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Dessa forma, podemos ajudar-te a aplicar as melhores estratégias de SEO On Page, assegurando que o teu conteúdo se torna relevante para a tua estratégia de marketing. Queres saber como? Marca a tua sessão de consultoria estratégica com um dos nossos consultores.

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