Quando tens um negócio é importante que conheças as suas métricas. Só com base em dados reais é que tens a capacidade de tomar decisões informadas e ponderadas. Uma das métricas mais importantes a ter em conta é a taxa de conversão.
Se este termo ainda não faz parte do teu dia a dia, não te preocupes. Vamos explicar-te tudo o que precisas de saber sobre o tema.
Se queres otimizar as vendas do teu negócio, não deixes de ler.
O que é uma taxa de conversão?
A taxa de conversão é a percentagem de visitantes que entra na tua Landing Page, anúncio ou blog e realiza uma ação pré-definida. É importante frisar que essa ação não tem de ser necessariamente uma compra.
Esta métrica é importante porque indica o quão eficaz aquela página em específico é em termos de conversão.
Mas o que é afinal uma conversão?
Designamos como conversão uma ação que um visitante realiza que é interessante para o negócio. Esta ação pode variar conforme os objetivos definidos. No entanto, algumas opções são:
- Comprar um produto na loja online
- Preencher um formulário de contacto
- Subscrever uma newsletter
- Descarregar um e-book
- Ver um vídeo
- Assinatura de um serviço (como a Netflix)
- Fazer uma reserva
Agora que sabes o que é uma conversão, há outro ponto que é importante saberes: como calcular a taxa de conversão!
Para isso precisas de saber quantos visitantes realizaram a ação que consideras uma conversão e dividir esse número pelo total de visitantes dessa página. O resultado será a percentagem de pessoas que converteram.
Por exemplo, se o teu site teve 1000 visitantes e 100 deles compraram um produto, a tua taxa de conversão é de 10%.
Perguntam-nos muitas vezes qual é a taxa de conversão ideal para um negócio. Então… não há uma resposta certa porque depende de inúmeras questões.
Se falarmos de um e-commerce uma taxa de conversão de 5% é bom. Se falarmos da inscrição para um evento gratuito, 5% é bastante baixo.
Então lembra-te que cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente.
Como melhorar a taxa de conversão?
Se a tua taxa de conversão não está tão alta quanto gostarias, existem várias estratégias que podes utilizar para melhorá-la. Apresentamos-te as mais eficazes a seguir.
1 . A tua Landing page é User Friendly?
Designamos como uma página User Friendly aquela que foi desenvolvida a pensar no utilizador. O objetivo é que seja simples de utilizar, e que sejam necessários poucos cliques até que a pessoa encontre aquilo que procura.
Existem várias formas de tornar essa página mais acessível, incluindo a simplificação do design, a organização do conteúdo e a melhoria da navegação. Nada melhor que um webdesigner para te ajudar a perceber que mudanças deves implementar.
Esta melhoria pode aumentar significativamente a taxa de conversão e, consequentemente, o sucesso do negócio.
2. Fazer testes A/B para identificar o que funciona melhor
Não há melhor forma de perceberes aquilo que funciona (ou não) do que fazeres testes e analisares resultados.
Os testes A/B são uma forma muito interessante de perceber o que te traz melhores resultados. A parte interessante deste tipo de testes é que apenas vais testar uma variável de cada vez. Por exemplo: mudas a headline, depois mudas a CTA, depois mudas a cor do botão… e por aí em diante.
Se melhorares 1% por semana na taxa de conversão da tua página, vais conseguir ter um incremento brutal ao final de um ano.
3. Criar um bom texto
Designamos por copywriting a capacidade de escrever textos que levam as pessoas a realizarem uma ação.
Há quem diga que este tipo de conteúdo manipula o utilizador levando-o a fazer algo que ele não quer. No entanto, um bom texto, vai levar as pessoas a sentirem vontade de comprar, pois mexe com as suas emoções.
É importante que a promessa e a oferta, estejam alinhadas com aquilo que vendes e entregas aos teus clientes. Não há nada pior do que uma pessoa sentir-se frustrada.
4. Incentiva as conversões com ofertas especiais
“Não há almoços grátis”. Já ouviste esta expressão?
A verdade é que ninguém faz nada de graça ou sem receber algo em troca. Assim sendo, se queres aumentar a tua taxa de conversão, nada como oferecer algo de valor.
Essa oferta pode ser um e-book, uma aula gratuita, um checklist, um código de desconto, um teste grátis de 15 dias…
O importante é que escolhas esta oferta especial baseada na tua estratégia de marketing. A experiência diz-nos que fazer algo só porque os outros estão a fazer, não é a melhor opção. Outro ponto importante é: nunca ofereças algo que vendes!
5. Melhorar a velocidade de carregamento da Landing Page
Num mundo em constante atualização, queremos tudo para ontem e temos pouca paciência para esperar.
Assim sendo, quando a página demora muito tempo a carregar é fácil clicar no botão para sair e entrar no site seguinte.
O tempo de carregamento é um dos fatores que mais influência a conversão da tua página. Por isso, garante através de plugins de cache que o site carrega em menos de 3 segundos.
Podes testar a velocidade de carregamento atual através do Page Speed Insights da Google.
6. Investir em publicidade
Um dos primeiros passos para aumentar a conversão, passa por aumentar o número de pessoas que visitam a tua página!
Para que isso aconteça, deves investir em publicidade cujo objetivo seja levar as pessoas para determinada página.
Os Meta Ads são uma opção bastante interessante nesse sentido.
Contudo, além da componente de publicidade, podes investir em outras fontes de tráfego orgânico, como artigos de blog, vídeos no Youtube ou links nas redes sociais.
Como podes ver, a taxa de conversão é uma métrica fundamental para o sucesso do teu negócio. Contudo, é importante que a acompanhes regularmente e que utilizes as estratégias adequadas para melhorá-la.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e que agora percebas melhor o impacto desta métrica no negócio.