O Search Engine Optimization (SEO) é um dos elementos que não podes deixar de fora da tua estratégia digital.
Através de um conjunto de técnicas, podes conquistar mais clientes, aumentar o tráfego orgânico do teu site e, por consequência, vender mais.
Neste artigo desvendamos alguns segredos de SEO, que podes aproveitar da melhor forma, com o objetivo de impulsionar o teu negócio. Continua a ler!
Search Engine Optimization: Como conquistar o topo do Google
Queres desenvolver um website para o teu negócio? Então certamente que tens como principal objetivo chegar a um maior número de pessoas.
E, de facto, esta é a ferramenta ideal para que possas direcionar-te para um público específico, consolidando assim a tua presença no digital e conquistar autoridade.
Mas, para teres a tua página no topo do ranking de pesquisas do Google, é necessário trabalhar diferentes estratégias de SEO.
Milhões de dúvidas e curiosidades são colocadas, a cada segundo, neste motor de pesquisa. Há sites que aparecem logo em primeiro lugar, à frente de outros, devido a um complexo mecanismo de indexação de páginas nos motores de pesquisa. Sabias disto?
E é aqui que o Search Engine Optimization tem importância. Podes influenciar os algoritmos, através de um conjunto de estratégias.
O teu site, blog ou loja online recebe mais visitantes, o que lhe dá mais visibilidade e aumenta a probabilidade de teres conversões.
Sabias que apenas 0,78% dos utilizadores clica num link da segunda página, quando faz uma pesquisa? Ou seja, se não apareces em primeiro lugar, é praticamente impossível teres notoriedade.
A seguir, partilhamos contigo estratégias de Search Engine Optimization, para teres um crescimento exponencial no teu negócio.
1 – Otimiza as tuas URLs
As URLs são os endereços das páginas na internet e um elemento importante para o ranking do teu conteúdo.
De fácil leitura e identificação, este endereço não deve ser editado, mesmo quando fazes atualizações ao teu conteúdo. Ao alterares as URLs, podes perder a autoridade que conquistaste até então.
E ainda: não deves utilizar números ou caracteres especiais.
2 – Apresenta páginas responsivas
Sabias que a maior parte das pessoas prefere aceder à internet pelo telemóvel? Por isso, é fundamental que as páginas do teu site sejam responsivas.
O layout deve adaptar-se a diferentes tipos de ecrã (para destktop e mobile), proporcionando assim uma boa experiência ao utilizador.
O Google prioriza a indexação de páginas otimizadas em dispositivos móveis.
3 – Trabalha o Link building
A estratégia de link building é uma das mais importantes. A relevância das tuas páginas é “medida” pelo Google, através das ligações estabelecidas pelos links.
Links estes que podem ser internos ou externos, e ser chamados ainda de backlinks.
Clica aqui para saber mais acerca desta estratégia.
4 – Cria uma estratégia sólida de keywords
As palavras-chave ou keywords são o elemento-chave de uma pesquisa, e refletem as dores dos teus clientes.
Assim, para criares uma estratégia que seja infalível, tens de fazer uma análise do público-alvo, criar uma persona.
5 – Partilha conteúdo relevante
A verdade é que ainda há muito conteúdo na internet sem qualquer relevância. De nada adianta publicares muito, se não consegues chegar ao teu público, às suas dores e necessidades.
Para criar conteúdo realmente impactante, deves primeiro compreender o funil de vendas e o caminho do teu cliente.
Neste artigo damos-te algumas dicas do tipo de conteúdo a criar para cada uma destas etapas. Dá uma vista de olhos para te inspirares!
Por fim, todas as técnicas de Search Engine Optimization são dinâmicas, e estão em constante atualização. Por isso, não percas as novidades relativamente aos fatores de classificação de conteúdo!