Conheceres os elementos que tornam o post para Instagram ideal é muito importante para criares publicações efetivas.
Esta rede social ganha cada vez mais espaço e relevância nas estratégias de marketing digital.
Por isso, ao partilhares no teu perfil posts bem trabalhados, ganharás mais seguidores. E, consequentemente, reforças a tua autoridade e presença digital.
Analisámos a anatomia do post de Instagram que traz o alcance esperado. O resultado ficarás a conhecer ao longo do artigo. Continua a ler!
Post para Instagram: A anatomia da publicação ideal
Milhões de pessoas, inclusive donos de negócios, realizam publicações nas redes sociais todos os dias.
Desde textos, imagens e vídeos utilizados para atrair o público. Ou até mesmo para divulgar uma marca ou um novo produto ou serviço.
Mas, mesmo com tantas publicações a serem feitas, são poucos os que se preocupam com o planeamento e gestão adequada destas plataformas.
Não é difícil encontrares posts pouco relevantes. Sendo a maioria com conteúdos comuns e com pouca interação. E, que em nada ajudam a fortalecer a presença digital de um negócio.
Para teres resultados reais deves sair do “comum”, especialmente em relação ao teu post para Instagram.
A plataforma possibilita a partilha de conteúdo em diversos formatos, o que deve ser explorado para atingires o teu objetivo.
Sabendo disto, a partir de agora vais conhecer a anatomia da publicação ideal para o Instagram.
1 – Os tipos de post de Instagram
No Instagram podes explorar diversos tipos de posts, em formato de imagem e vídeo. Apesar das imagens ainda serem predominantes, os conteúdos em vídeo têm ganho cada vez mais relevância nesta plataforma.
Por isso, deves variar o tipo de publicação que partilhas na tua rede. Começa por apostar no uso de carrosséis, que exigem menos quando comparados à produção de um vídeo.
Contudo, também deves trabalhar o teu conteúdo em vídeo. Isto garante ainda mais conexão do que o post de Instagram em formato de imagem e texto.
Os Stories e os Reels são recursos que criam uma maior proximidade entre a marca e os seus seguidores.
2 – Quando partilhar os posts
Os dias ideais para partilhares os teus posts variam consoante o público que segue o teu perfil.
Os fins de semana costumam funcionar bem, no geral, mas deves observar o que funciona melhor para ti.
Utiliza as métricas para perceberes quando os teus seguidores estão mais conectados. Além disso, para saberes em que dias as tuas publicações podem ter mais interações.
3 – O tamanho do texto
É preciso alguma técnica para escreveres a legenda que segue o teu post de Instagram.
Podes achar que é algo simples, mas é importante que saibas transmitir uma mensagem de impacto naquelas poucas linhas.
Relativamente ao tamanho do texto, percebemos que o ideal para maximizares o teu engagement está entre 130 a 150 caracteres nas legendas.
Embora os elementos visuais sejam o foco principal dos posts, um texto bem escrito pode convencer o teu público a interagir.
4 – Uso de hashtags e emojis
Desejas que o teu negócio conquiste maior visibilidade? Então, deves saber utilizar as hashtags no teu post de Instagram.
Este elemento é uma das melhores formas para fazer com que teus posts sejam vistos pelo maior número de pessoas. E, também, para aumentares o teu público.
Mas, atenção! É preciso que tenhas cuidado com a quantidade de hashtags que utilizas. Pois, caso contrário, o resultado pode ser prejudicial em vez de benéfico.
Deixar as tuas legendas repletas de hashtags não garante melhor desempenho. Na verdade, este tipo de estratégia pode até fazer com que a tua conta tenha limitações de alcance.
Moderação é a palavra-chave. Utiliza até dez hashtags relevantes e o teu post já está dentro dos padrões ideais.
Os emojis também podem e devem ser utilizados para complementares o teu post de Instagram. Desta forma, o ideal é utilizar de um a três nas publicações.
Apresentámos-te a anatomia da “publicação ideal”. No entanto, é preciso esclarecer que adaptações devem ser feitas segundo a estratégia de cada marca.
Partilhamos este conteúdo como forma de te orientar na melhoria dos teus posts de Instagram de uma forma geral.
É importante que continues a analisar as tuas métricas para assim perceberes o que funciona melhor para ti!
Mas, quando precisares de ajuda, estamos prontos para te ajudar a criar o post de Instagram ideal para a tua área de mercado.
A nossa equipa profissional de redes sociais combina criatividade, conhecimento técnico e estratégias eficazes para desenvolver conteúdos que comprometem e encantam o teu público.
Desde a criação de imagens impactantes até a redação de legendas envolventes. Garantimos que cada post é otimizado para alcançar os melhores resultados.
Com a FindUp, o teu perfil no Instagram terá o destaque que merece, impulsionando a tua marca e conectando-se de forma autêntica com os teus seguidores.