Já alguma vez paraste para pensar sobre o tamanho das publicações no Instagram? Se a resposta foi “sim”, temos a certeza de que ficaste com algumas dúvidas sobre essa questão.
Será que há um tamanho ideal para o conteúdo que produzes nesta rede social?
Deixa-nos dizer desde já que sim! Há algumas dimensões que deves considerar se querer tirar o máximo partido desta plataforma.
Primeiro, deves saber que os Reels, stories e imagens que usas no feed precisam de ter dimensões adequadas. Respeitar essas dimensões não serve só para garantires que tens um feed atraente. Serve também para garantir que a tua mensagem seja compreendida com maior facilidade pelo teu público.
Queres saber qual é o tamanho ideal das publicações no Instagram? Continua a ler e descobre a resposta ao longo do texto!
Tamanho das publicações no Instagram: Tudo o que precisas de saber
Atualmente, nenhuma estratégia de marketing digital ignora o uso das redes sociais, e o Instagram é uma das mais importantes.
Esta rede social, super popular, oferece inúmeras funcionalidades que podem ajudar a crescer o teu negócio. Assim sendo, um dos aspetos mais básicos que deves conhecer é o tamanho das publicações no Instagram.
Alguma vez te deparaste com stories que não ocupam o espaço todo? Ou Reels com bordas pretas em cima e em baixo? Isso acontece porque as dimensões corretas da ferramenta não foram respeitadas!
Para evitares esse erro, vamos explicar-te tudo o que deves considerar e aplicar nas tuas publicações!
Após leres as nossas dicas, nunca mais vais produzir conteúdo com as dimensões erradas! Vamos a isto?
Principais tamanhos de imagens no Instagram
O Instagram é uma rede social focada no conteúdo visual. Por isso, as imagens são fundamentais para teres resultados com a tua estratégia na plataforma.
Para que o teu perfil transmita profissionalismo e credibilidade, deves respeitar as dimensões adequadas para cada tipo de publicação.
Não respeitar o tamanho das publicações no Instagram pode prejudicar a compreensão da tua mensagem e comprometer toda a tua estratégia de marketing. E, temos a certeza que não é isso que queres!
Aqui está o que tens mesmo de saber sobre os tamanhos das publicações no Instagram.
1 – Fotografia de perfil
A foto de perfil é uma das primeiras imagens que o teu público vê, então é crucial causar uma boa impressão.
Por aqui, somos apologistas do mantra “não tens uma segunda oportunidade para criar uma boa primeira impressão”.
Assim, o logotipo da tua empresa deve estar visível e com boa qualidade. Lembra-te: uma imagem sem qualidade pode ter um efeito negativo sobre quem a observa.
Se optares por utilizar uma fotografia tua, garante que a cara é visível e que há, ainda, algum espaço vazio à tua volta.
A imagem de perfil ideal para o Instagram tem as dimensões de 720 x 720 pixels.
2 – Posts de feed
Os posts que aparecem no feed podem ter três tamanhos diferentes:
- Imagem quadrada: 1080 x 1080 pixels
- Imagem vertical: 1080 x 1350 pixels (altura máxima)
- Imagem horizontal: 1080 x 566 pixels (altura mínima)
Idealmente, deves usar a versão 1080 x 1350 pixels! Sabes porquê? Porque desta forma o teu conteúdo ocupa mais espaço no ecrã, e monopoliza o aparecimento de conteúdo da concorrência perto do teu quando apareces no feed de alguém.
Sempre que possível, evita partilhar conteúdo horizontal. Isso porque vai ocupar um espaço de tela menor, e dessa forma, capta menos a atenção.
3 – Stories e Reels
Uma publicação nos stories deve ter a proporção 9:16. Os vídeos podem ter 60 segundos e as fotos serão exibidas por 15 segundos.
O tamanho indicado para esta ferramenta é 1080 x 1920 pixels, para imagens, fotos e vídeos.
Os Reels devem seguir as mesmas dimensões dos stories, sendo que podem ter até 90 segundos!
Porque é importante estares a par do tamanho ideal dos conteúdos no Instagram?
Garantir que a tua mensagem seja compreendida é um dos principais objetivos numa estratégia de marketing digital.
Conhecer o tamanho ideal das imagens que vais publicar afeta diretamente a qualidade do teu post. E, quer queiramos, quer não, a verdade é que as pessoas estranham o conteúdo que não cumpre estes padrões.
Isto mostra o quão importante é o tamanho das publicações no Instagram.
Lembra-te, o Instagram é uma rede social essencialmente visual. Por isso, não deves ignorar este aspeto na tua estratégia. Foca-te nos diferentes tamanhos das publicações no Instagram e nos vários formatos que tens à tua disposição para otimizar a experiência do utilizador e transmitir a tua mensagem de forma clara.
Se estás a ter dificuldades para criar publicações impactantes no Instagram, não te preocupes! A nossa equipa está aqui para te ajudar.
Somos especializados em criar conteúdos sob medida, respeitando o tamanho e formato ideais para todas as redes sociais onde tenhas presença. Desde imagens atrativas até legendas envolventes, estamos comprometidos em impulsionar a tua presença online e destacar a tua marca, para que possas alcançar excelentes resultados.
Queres perceber se a tua estratégia de Instagram pode ser melhorada? Marca uma sessão de consultoria estratégica com um dos nossos consultores.
Ficaste com alguma dúvida onde te possamos ajudar? Envia-nos uma mensagem que teremos todo o gosto em ajudar-te!