Utiliza o teste AB para melhorar os teus resultados online

Utiliza o teste AB para melhorar os teus resultados online

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Num mundo em constante evolução, cada detalhe conta no momento de chamar a atenção de potenciais clientes. Embora possamos achar que uma ação é melhor que outra, nenhuma estratégia de marketing digital vence com base em achismos. É aqui que o conceito de teste AB é uma mais-valia para os negócios.

Esta técnica tem como principal objetivo ajudar-te a tomar decisões baseadas em dados reais. Só assim consegues perceber quais são as estratégias que realmente funcionam (mesmo que não sejam as tuas preferidas).

Se nunca ouviste falar deste conceito, as próximas linhas vão ajudar-te. Vamos analisar o conceito de teste AB, explicar-te em que situações o podes aplicar e quais são as suas vantagens e desvantagens.

O que é um teste AB?

Podemos dizer de forma resumida que se trata de um método utilizado para testar e comparar duas versões de algo. Há alguns tipos de teste feitos com frequência, nomeadamente:

  • Headlines
  • Cores dos botões
  • Chamadas para a ação
  • Imagens ou textos dos anúncios
  • Elementos de marketing variados

O objetivo é perceber entre duas variáveis qual a opção que gera melhor resultado. Neste teste, uma parte do público é exposta à versão A, enquanto outra parte é exposta à versão B.

É importante considerares que este teste é executado durante um determinado período. Normalmente entre 5 a 7 dias. Durante este tempo são recolhidos dados que vão ser posteriormente analisados para identificar a opção que teve um melhor desempenho.

Lembra-te que cada teste AB só deve testar uma variável. A par disso, deves analisar o desempenho relativamente a uma métrica específica. Complexo? Vais ver que não.

Por variável designamos aquilo que mudaste: a cor do botão, o título da página, a imagem ou vídeo de vendas.

Por métrica específica designamos: taxa de conversão, tempo de permanência no site, taxa de cliques…

Quando deves fazer um teste AB?

O teste A/B pode ser aplicado em inúmeras situações e estágios do teu funil de venda ou relacionamento. No entanto, a experiência diz-nos que há algumas circunstâncias em que este teste é especialmente interessante.

1 – Design do site ou página de venda

Podes usar esta ferramenta para testar diferentes layouts da página, cores, títulos ou CTA’s.

Deste modo podes identificar elementos que ajudam não só a melhorar a tua taxa de conversão, como também a experiência do utilizador.

2 – Campanhas de email marketing

Em termos de email marketing também é extremamente interessante fazeres um teste AB. Aqui podes analisar diferentes assuntos, textos ou botões.

Tudo isto, otimizado 1% de cada vez, vai-te ajudar a melhorar as taxas de abertura, cliques e consequentemente, conversões. E, na prática, quanto maior o número de conversões, maior o volume de vendas.

3 – Anúncios

Aqui podes testar diferentes textos, imagens, segmentações ou posicionamentos. Isto pode ajudar-te a reduzir o custo de aquisição de clientes.

teste AB

Quais são as principais vantagens deste tipo de teste?

Como podes ver até agora, há inúmeras vantagens associadas à realização de um teste A/B. Contudo, há 3 que, para nós, são realmente importantes.

1 – Decisões baseadas em dados

Quando realizas um teste, deixas de estar dependente de suposições e passas a tomar decisões baseadas em informações concretas.

Isto ajuda a eliminar o viés pessoal e os “achismos” e emoções, reduzindo o risco de investimentos mal direcionados.

2 – Otimização contínua

O que aconteceria ao teu negócio de conseguisses melhorar 1% por dia? Os testes AB permitem-te uma melhoria contínua das tuas campanhas de marketing.

Ao identificares os elementos que funcionam melhor, podes implementar melhores práticas e fazer ajustes constantes. Estas ações em conjunto ajudam-te a maximizar resultados.

3 – Aumento do ROI

Se há algo que todos os empresários querem é melhorar o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Quando identificas as variações que geram melhores resultados, podes direcionar os recursos de forma mais eficiente.

Isso significa que deixas de investir em estratégias menos eficientes e passas a focar-te no que realmente te traz retorno.

Como vês, o teste AB pode ser uma ferramenta de marketing extremamente interessante para o teu negócio. Acredita quando te dizemos que experimentá-la vai mudar de forma drástica os teus resultados.

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